Ir para o conteúdo
banner

Para artesãos

Liceu de Ofícios Criativos ensina aquarela, amigurumi, bordado e aborda arteterapia

As vagas são gratuitas, mas limitadas. Por isso, os interessados devem realizar a inscrição antecipadamente

Aquarela, amigurumi, bordado e arteterapia: Liceu de Ofícios Criativos abre nova semana de técnicas gratuitas para artesãos. Foto: Divulgação

A próxima semana será intensa para quem vive do fazer manual em Curitiba. O Liceu de Ofícios Criativos abre uma nova rodada de oficinas gratuitas voltadas exclusivamente aos artesãos da cidade, reunindo técnicas artísticas, capacitação criativa, empreendedorismo e um novo espaço de acolhimento emocional para profissionais da economia criativa.

A programação ganha um reforço importante no fim de maio com a estreia dos encontros matutinos mensais Criar, Sentir e Florescer, novo quadro do Liceu que passa a ocupar as manhãs da última quarta-feira de cada mês. A proposta amplia o olhar sobre o artesanato para além da produção manual, abordando também saúde emocional, autoconhecimento e fortalecimento coletivo.

As vagas para todas as atividades são gratuitas, mas limitadas. Por isso, os interessados devem realizar a inscrição antecipadamente para garantir participação. Inscrições: https://linktr.ee/liceudeoficios

Aquarela inspirada nas árvores

Na segunda-feira (25/5), a multiartista Anna Lima, do perfil @soulannaverso, conduz a oficina “Pintura em Aquarela: Florescer no Paraná”. Além das noções básicas de aquarela, os participantes também irão experimentar a técnica como ferramenta de presença, expressão criativa e bem-estar.

Ao final da atividade, cada participante poderá levar para casa até três aquarelas produzidas durante a oficina, além de materiais impressos e orientações para continuar praticando.

Lista de materiais: pincéis de tamanhos variados; paninho para limpeza dos pincéis; bandeja de isopor para misturar e apoiar as tintas. Os demais materiais serão fornecidos no dia da aula.

Histórias de quem transformou artesanato em renda

Na terça-feira (26/5), o canal do Liceu no YouTube recebe mais uma edição do Papo de Artesão (@papodeartesao), desta vez com o tema Comecei do Zero. A live terá participação de Adriana Metzger e Mônica Mota, que irão compartilhar experiências sobre os desafios de transformar o artesanato em fonte de renda e atividade profissional. A transmissão acontece às 14h pelo canal do Liceu de Ofícios Criativos no YouTube.

Acolhimento e autoconhecimento

Já na quarta-feira (27/5), o Liceu inaugura o novo projeto Criar, Sentir e Florescer, conduzido por Simone Assenço (@simoneassenco.consultoria). O encontro será realizado das 9h às 12h e marca a criação de uma programação mensal fixa voltada ao acolhimento emocional de artesãos e profissionais criativos. A estreia terá como tema “Quem sou eu além de mãe, mulher e profissional?”, propondo uma reflexão sobre identidade, rotina, autocuidado e pertencimento.

Minicapivara em crochê

Também na quarta-feira (27/5), a artesã Marcia Chang (@marciaamigurumista) ensina o passo a passo completo da criação de uma minicapivara em amigurumi. A técnica japonesa transforma fios em personagens tridimensionais por meio do crochê. Durante a oficina, os participantes irão aprender leitura de receita, pontos fundamentais, modelagem e enchimento para estruturar a peça.

Lista de materiais: fio Anne 65m Cor 7625 (Castanho) ou Cor 7650 (Amêndoa) ou Cor 7148 (Craft); fio Anne 65m Cor 7382 (Chocolate) ou Cor 7311 (Tabaco); fio Anne 65m Cor 3581 (Pimenta) ou Cor 3402 (Vermelho Círculo); agulha de crochê 1,75 mm; agulha de tapeceiro nº 18; fibra siliconada 50gr; argola para chaveiro 20mm com corrente tipo pingo; alicate de bico; tesoura; alfinetes cabeça. Os demais materiais serão fornecidos no dia da aula.

Minicadernos viram peças artesanais exclusivas

Encerrando a programação, na quinta-feira (28/5), a artesã Beth Cantoni (@bethcantoni) ministra a oficina Bordado em Papel: Minicaderno Decorado. A proposta explora técnicas de bordado livre aplicadas ao papel para criação de capas artesanais personalizadas. Os participantes irão aprender pontos básicos adaptados ao suporte, além de trabalhar composição visual, textura e acabamento manual. Cada participante levará um minicaderno exclusivo produzido durante a oficina.

Lista de materiais: linha perle 8 em cores sortidas; agulha de bordado para linha perle; agulha nº 1 para furar o papel; uma folha A4 de papel craft gramatura 180 ou 200g; tesoura. Os demais materiais serão fornecidos no dia da aula.

Quem pode participar

Os cursos são destinados a artesãos com Carteira Nacional do Artesão, manualistas classificados pelo Governo Federal — como profissionais que atuam com costura à máquina, feltro, velas ou sabonetes artesanais — e profissionais da Economia Criativa, entre eles ilustradores, designers, artistas plásticos e fotógrafos que trabalham com processos autorais e produção manual.

Artesãos que ainda não possuem a Carteira do Artesão também podem participar, desde que estejam em processo de solicitação do documento.

Nos casos de manualistas sem carteira, profissionais da Economia Criativa ou artesãos que ainda não possuem o documento, é necessário solicitar autorização prévia da coordenação do Liceu antes da inscrição. A participação poderá ser analisada mediante comprovação de atuação profissional na área, com evidências de processo criativo, produção manual e comercialização das peças.

A solicitação de autorização deve ser feita previamente pelo WhatsApp: (41) 3250-7710.

Serviço

Liceu de Ofícios Criativos
Local: Rua Mateus Leme, 22 – São Francisco
Horário: das 14h às 17h
Inscrições: https://linktr.ee/liceudeoficios