O show “Brasileirão convida Ivan Lins” abre a programação de música popular brasileira da 32ª Oficina de Música de Curitiba, nesta quarta-feira (15), no Guairão. O grupo vocal curitibano recebe como convidado o cantor, compositor e pianista Ivan Lins, um dos artistas mais importantes da MPB. Seus grandes sucessos, como Abre Alas, Somos Todos Iguais Essa Noite e Novo Tempo, serão apresentados no espetáculo, com arranjos elaborados por Vicente Ribeiro, regente e diretor artístico do Vocal Brasileirão, especialmente para esse encontro.
Sucessos do artista, feitos em parceria com Vitor Martins e consagrados pela voz de outros intérpretes, também estão no repertório do show – Aos Nossos Filhos, Quaresma, Formigueiro, Antes que seja tarde, Iluminados, Meu País, Lembra de Mim, Dinorah, Dinorah, Vitoriosa, Lua Soberana e Desesperar Jamais. “Ivan Lins tem uma obra emocionante. Sua música mobiliza, tem uma força muito grande”, descreve Ribeiro.
O convite para participar de um show da Oficina de Música foi aceito pelo músico depois de ouvir o CD do grupo curitibano. Vicente conta que, para o show de abertura da fase de MPB, pensou em trazer um nome nacional que ainda não tinha tocado com nenhum dos grupos do Conservatório de MPB de Curitiba. “Veio o nome de Ivan Lins e nos demos conta de que havia uma lacuna a ser preenchida. Dos compositores vivos, ele é o mais executado fora do Brasil.”
Logo nos primeiros ensaios ficou evidente a sintonia musical entre Ivan Lins e os cantores. “Ele está animadíssimo com o show. Ficou encantado com o Brasileirão. Gostou do desempenho dos cantores, elogiou os instrumentistas, aprovou os arranjos. Ele é um artista exigente, criterioso, mas muito receptivo”, afirmou o regente.
Internacional
Músico de sólida carreira nacional e internacional, Ivan Lins é um dos grandes nomes da MPB. Foi indicado e ganhador de diversos Grammys, graças principalmente à mistura de jazz e bossa nova que carrega em sua bagagem desde a infância, passada nos Estados Unidos. Recentemente, recebeu um Grammy Latino pelo disco que gravou com a orquestra holandesa The Metropole Orchestra. Em 1991 fundou a gravadora Velas, totalmente independente e que abriu caminho para várias outras no Brasil.
Vocal Brasileirão
Criado e idealizado em 1994 pelo regente e arranjador Marcos Leite (1953-2002), o Vocal Brasileirão foi dirigido por Reginaldo Nascimento a partir de 2002 e desde 2006 conta com a direção artística de Vicente Ribeiro. Todos os cantores do Vocal Brasileirão são solistas. Desta maneira, o público tem a oportunidade de ouvir não somente o resultado do conjunto de vozes, mas também os timbres particulares de cada um de seus integrantes.
O Brasileirão acumulou ao longo de quase 20 anos um extenso repertório e dezenas de espetáculos. Recebeu por três vezes consecutivas (1997, 1998, 1999) e ainda em 2002, o prêmio “Saul Trumpet” como Melhor Grupo Vocal do Estado do Paraná. A partir de 2006, sob a direção de Vicente Ribeiro, o grupo passou a dedicar-se à montagem de shows com convidados especiais, tendo dividido o palco com artistas e grupos como Quarteto em Cy, Boca Livre, Joyce Moreno e Sá & Guarabyra. Em 2008, o Vocal Brasileirão gravou seu primeiro CD solo, “Invisível Cordão”, dedicado à obra de Chico Buarque e Edu Lobo. Em 2014 prepara-se para lançar o segundo CD, “O Contestado”, com canções de Romário Borelli.
Serviço:
Vocal Brasileirão convida Ivan Lins – Show de abertura da fase de MPB
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Teatro Guaíra (R. Conselheiro Laurindo, s/n – Centro)
Data e horário: 15 de janeiro de 2014 (quarta-feira), às 21h
Ingressos: R$ 36 e R$ 21 (meia-entrada)