O mês de setembro será agitado para empreendedores de turismo da Região Metropolitana de Curitiba. Começou nesta terça-feira (9/9) o ConexTur RMC, uma série de encontros regionais com o objetivo de qualificar, trocar experiências e criar estratégias de negócio para gestores e empreendedores de turismo dos municípios.
A inciativa é do Pró Metropole e conta com a participação de diversas instituições como a Adetur Rotas do Pinhão, Sebrae, Curitiba Convention e Visitors Buerau, Prefeitura de Curitiba através do Instituto Municipal de Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano e Escola de Turismo.
O primeiro encontro, em Araucária, reuniu cerca de 90 empreendedores de diversos segmentos ligados ao turismo, chácaras, pousadas, produtores rurais e agências de turismo.
De acordo com o superintendente da SEDRMC, Márcio Barros, os encontros regionais vão finalizar uma etapa de trabalho que teve início no começo do ano.
“Visitamos todos os 28 municípios da região metropolitana e foi possível elaborar um diagnóstico com as potencialidades e também algumas deficiências. A partir deste trabalho juntamos os parceiros e cada um, com a sua vocação, preparou um conteúdo para levar até os empreendedores. Os encontros são regionais exatamente para facilitar que todos possam participar sem ter que se deslocar até a capital”, explicou.
A Região Metropolitana de Curitiba é a segunda maior em extensão do país, com quase de 16 mil km². A área territorial é maior do que a Jamaica e o Líbano. Levando em consideração estas proporções, os encontros regionais são necessários para facilitar com que a adesão seja maior, destacou Barros.
“Quando um evento é promovido em Curitiba, os participantes que residem em Doutor Ulysses, por exemplo, precisam sair de casa quatro horas antes. Isso compromete não só na adesão, mas também no aproveitamento do conteúdo oferecido”, completou.
Para o diretor de turismo da Lapa, o ConexTur RMC é uma oportunidade de promover e integrar os municípios. “Estamos trabalhando bastante para desenvolver o turismo na cidade, mas esta é uma oportunidade para fortalecer os vínculos entre as cidades e entre os empresários. Cada uma das palestras vai trazer exatamente o que os empreendedores precisam para se desenvolver cada dia mais”, disse o diretor.
Outros encontros estão agendados para São José dos Pinhais, dia 11; Rio Negro, dia 18; e Colombo, dia 23.
No Vale do Ribeira, o encontro será realizado em Tunas do Paraná, no dia 25. Em Campo Magro, dia 30, e o último será em Piraquara, no dia 2 de outubro.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Mandirituba, Jaqueline Fernandes, disse que a padronização de informações e a troca de melhores práticas, contribuem para a melhora na qualidade do serviço turístico em toda a região.
“Ao unirem forças, os municípios podem atrair investimentos maiores e desenvolver projetos de infraestrutura que seriam impossíveis de realizar individualmente. A frase `juntos somos mais fortes´ cabe muito bem para explicar esse momento”, pontuou a secretária.