Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Templo centenário

Nova iluminação cênica destaca a arquitetura da Igreja Presbiteriana no Centro de Curitiba

Prefeito Eduardo Pimentel acompanhado do vice-prefeito Paulo Martins, secretários e outras autoridades, inaugura a iluminação cênica da Igreja Presbiteriana de Curitiba, no Centro. Curitiba, 01/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

A fachada da Igreja Presbiteriana de Curitiba está se destacando ainda mais durante as noites na paisagem da Rua Comendador Araújo, 343, no Centro de Curitiba. Na noite desta terça-feira (1/7), o prefeito Eduardo Pimentel e o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, inauguraram oficialmente a iluminação cênica da igreja. A entrega marcou também a modernização da iluminação pública em 94 ruas da região central. Desde janeiro foram instaladas 2.000 luminárias LED em ruas do Centro, Centro Cívico e São Francisco. A iniciativa faz parte do projeto Curitiba de Volta ao Centro, de redesenvolvimento da região central capital.

O novo sistema valoriza a arquitetura do templo. Com projeto elaborado para realçar a construção histórica inaugurada em 1895, a obra integra o Programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos da Prefeitura.

“Estou muito feliz de participar da inauguração da iluminação cênica da Igreja Presbiteriana de Curitiba. Esse novo sistema é um presente para a cidade e também para o Centro de Curitiba, que trabalhamos com tanto afinco para fazer sua revitalização”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

O prefeito também lembrou que a administração municipal já trocou 2 mil luminárias de LED em 94 ruas nos bairros Centro, Centro Cívico e São Francisco. “A iluminação aumenta a sensação de segurança e com o LED temos uma economia estimada em 60% no consumo de energia. Quando iluminamos uma igreja como essa, valorizamos a história do local”, completou Pimentel. 

Detalhes arquitetônicos

A igreja começou a ser construída em 1893 e foi concluída em 1895 e se tornou um dos mais importantes templos presbiterianos da capital paranaense. Recebeu missionários de diversas partes do país e foi palco de momentos significativos, como os primeiros batismos de crianças nascidas em famílias presbiterianas de Curitiba, realizados em 1896 — marco da consolidação da fé reformada na cidade. 

A nova iluminação foi pensada para valorizar cada detalhe arquitetônico do templo, com tecnologia LED de baixo consumo e alta eficiência.

O que foi feito

Foram instaladas luzes embutidas no piso (chamadas de lineares, que criam uma base luminosa suave ao redor do edifício) e refletores voltados para cima (efeito wall washer uplight, que ilumina a parede de baixo para cima, destacando o relevo e os detalhes). 

Também foram usados projetores para valorizar elementos específicos, como a torre principal, o frontão de entrada, os nichos e as inscrições da fachada. No ponto mais alto, uma luz direcionada realça a escultura da Bíblia — marca registrada dos templos presbiterianos.

O trabalho foi executado pela Engie, empresa responsável pela concessão administrativa da iluminação pública de Curitiba, com coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

O diretor-presidente da Curitiba S.A, José Lupion Neto, é um dos frequentadores da Igreja Presbiteriana de Curitiba e também participou na inauguração do novo sistema de iluminação. Ele foi um dos interlocutores para a obra ser realizada.

“Ficou lindo demais, a nova iluminação é maravilhosa e esta entrega também valoriza a região do Centro da cidade. Vai aumentar a segurança em todo o entorno aqui da igreja”, afirmou Lupion Neto.

História iluminada

Responsável pelo templo, o reverendo Juarez Marcondes Filho, pastor efetivo da Igreja Presbiteriana de Curitiba, ressaltou a importância simbólica e histórica da nova iluminação para a comunidade. Segundo ele, a edificação é o templo presbiteriano original mais antigo do Brasil, com 137 anos de existência.

“Esse realce da iluminação acrescenta mais relevo à nossa importante história de fé. Ficamos muito felizes e gratos ao município pelo carinho, atenção e cuidado ao nosso templo, pelo projeto executado de iluminação cênica que conseguiu realçar as características que compõem as marcas da nossa fé, sendo relevante na sociedade através da ação social e da educação, ao lado da evangelização”, afirmou o reverendo.

Outros locais

A Prefeitura de Curitiba também instalou iluminação cênica em outros locais históricos e culturais da região central como o Conservatório de MPB, a Casa Hoffmann, o Solar da Cultura, a Casa Romário Martins, a Praça Garibaldi, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória/Cavalo Babão no Largo da Ordem, a Casa Lerner, a Casa da Memória, o Bosque do Papa, a Mesquita Islâmica, a Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba, o Palácio 29 de Março, o Paço da Liberdade, e a fachada do Cemitério Municipal.

Presenças

Também participaram da inauguração da nova iluminação cênica da Igreja Presbiteriana de Curitiba o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur; o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros; o presidente do Sínodo de Curitiba, presbítero Emmanuel Augusto Carlos; o presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), Renan de Oliveira Rodrigues; o administrador regional da Fazendinha/Portão, Rodrigo Reis; o diretor do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Tiago Hessel Tormen; a deputada estadual Márcia Huçulak; e o vereador Fernando Klinger.