Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Regional Boa Vista

Idosos se cuidam nas turmas de atividades físicas gratuitas

Idosos se cuidam nas turmas de atividades físicas gratuitas. - Na imagem, A turma de 60 integrantes, orientada pelo profissional de Educação Física do Distrito Sanitário Boa Vista, Valério Henrique Dezan. Curitiba, 14/05/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Estão cada vez mais animadas as aulas de atividade física promovidas pelas unidades de saúde da Regional Boa Vista em espaços de saúde, salões de igreja, pracinhas, quadras de futebol e no Clube da Gente.

São atividades gratuitas de alongamento, fortalecimento muscular e atividade cardiovascular que acontecem de segunda a sexta-feira, em diferentes horários, para garantir a participação de todos que quiserem cuidar da saúde se movimentando.

Para participar - não há limite de idade - basta procurar a unidade de saúde de referência, se informar sobre horários e locais mais adequados.

As atividades reúnem homens e mulheres que querem melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças. “Fazer exercício alivia as dores do corpo e faz a gente feliz”, diz Hélio da Costa, 59 anos, integrante do grupo que se reúne nas manhãs de terça-feira, no salão paroquial da Igreja Santa Madalena Sofia, no Bairro Alto.

Convivência social

O casal de aposentados Regina Schultz, 76 anos, e Afonso Schultz, 77 anos, participa de vários grupos, garantindo a prática de atividades físicas três vezes na semana. “Melhora a agilidade, o raciocínio e a alegria de viver”, conta Afonso.

Para Regina, que também participa de um grupo de reabilitação cardiovascular, as aulas contribuem para mantê-la saudável, mas sobretudo para a convivência social. “Fazemos amizades, nos divertimos e cuidamos juntos da nossa saúde”, conta a aposentada.  

A turma tem 60 integrantes, a maioria de idosos, e é orientada pelo profissional de Educação Física do Distrito Sanitário Boa Vista Valério Henrique Dezan. A animação domina os 60 minutos de atividades e ninguém consegue ficar parado.

Além da prática corporal os participantes passam por avaliação física e recebem orientações nutricionais. Para idosos com mais de 80 anos o cuidado é ainda maior. O grupo recebe orientações e encaminhamentos para uma vida com saúde e autonomia.

As aulas são desenvolvidas pelos Profissionais de Educação Física Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), a partir do programa Escute o Seu Coração. O programa estimula a população a adotar estilos de vida saudáveis e prevenir doenças cardiovasculares.

Para saber mais clique aqui.