A partir desta segunda-feira (09), beneficiários do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) deverão solicitar encaminhamento médico para atendimento psicológico na rede credenciada da operadora. A nova regra segue as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que entrou em vigor em agosto de 2019.
O encaminhamento para a rede especializada pode ser solicitado, por exemplo, ao clínico geral. Para os tratamentos em andamento as sessões liberadas permanecem.
De acordo com a diretora de Assistência à Saúde, Priscila Nishikawa, o novo procedimento avaliará todas as necessidades do paciente.
“Esse é um sistema que todos os planos devem seguir para garantir o bem-estar físico e mental dos beneficiários. Com a identificação específica na saúde mental, o atendimento será feito de maneira adequada”, afirma.
Pacientes diagnosticados com transtornos de humor, síndromes comportamentais, transtornos delirantes, esquizotípicos e esquizofrenia terão a cobertura de sessões de acordo com a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).
“Na consulta tudo é muito simples e fácil, basta o paciente esclarecer os motivos que o levam a procurar o psicólogo ou o especialista identificar essa necessidade durante tratamento. Após isso e o pedido médico realizado, é possível marcar a sessão com o psicólogo”, esclarece a médica.
O ICS conta com mais de 25 clínicas, policlínicas e centro médicos na rede credenciada para consultas de psicologia.
Os canais de atendimento estão à disposição para esclarecimento de dúvidas e marcação de consultas pelo teleatendimento, no 3131 6100, todos os dias da semana, das 6 horas às 22 horas, pelo Portal do Beneficiário ou pelo aplicativo, disponível no Google Play e na Apple Store.