Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

ICI investiga possível ataque hacker ao cadastro on-line

 

O sistema de cadastro on-line para vagas em creches da rede pública municipal está operando com instabilidade nesta quarta-feira. O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), que presta o serviço para o município, investiga as causas do problema, já tendo verificado um volume incomum de acessos vindos de fora de Curitiba e desde os primeiros minutos da madrugada (quando é pouco provável que houvesse grande volume de demanda).

A suspeita é de que se trate de um ataque de hackers ao sistema.

Os técnicos trabalham para normalizar o sistema o mais rapidamente possível.

Desde esta manhã, quando o sistema voltou a receber as demandas das famílias, usuários têm reclamado de dificuldades para acessar o site do cadastro .

Além do site, o cadastro pode ser feito via Curitiba APP.

Orientações

A lentidão desta quarta, no entanto, não afetará a obtenção de vagas. O cadastro funcionará de maneira permanente – o que significa que os pais ou responsáveis podem solicitar a vaga a qualquer momento (bem como fazer atualizações).

A obtenção da vaga obedece a critérios técnicos e não por ordem de inscrição no sistema. A prioridade é para crianças em situação de vulnerabilidade e/ou famílias com menor renda.

O responsável pode escolher unidades próximas de casa ou do trabalho, conforme preferir.

Lançado em outubro do ano passado, o cadastro online é a ferramenta utilizada atualmente pela Prefeitura de Curitiba para receber as solicitações de vagas na educação infantil.

A Secretaria da Educação esclarece que o novo sistema funciona apenas como cadastro. Quando a criança conseguir a vaga, será avisada por e-mail e a matrícula será efetivada posteriormente, na unidade.

Vaga para todos

Lançado em outubro de 2019, o Cadastro On-line já atendeu 11 mil intenções de vagas para as creches. Com ele, o município passou a ter, pela primeira vez, a real dimensão da demanda de crianças da Educação Infantil.

Das 11 mil intenções, 5.300 foram atendidas de uma única vez ainda em dezembro do ano passado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Foram registradas 1.270 desistências de vagas, apesar de a Prefeitura ter ofertado as mesmas, por motivos diversos. Essas vagas foram remanejadas às diretoras das escolas, conforme a necessidade de cada uma.

A distribuição de todas as crianças cadastradas terminou às 23h30 do último dia 11 de fevereiro. Temos 48.055 crianças atendidas na Rede Municipal.

As cerca de 1.900 vagas remanescentes estão sendo trabalhadas a partir desta quarta-feira.