A riqueza cultural de Curitiba é a base do programa de receptivo étnico promovido pelo Instituto Municipal de Turismo e que este fim de semana estará no Bosque João Paulo II. O programa reúne guias turísticos com trajes típicos das etnias formadoras da cidade nos parques e memoriais de Curitiba.
Neste fim de semana (7 e 8 de abril) os guias vestirão as roupas folclóricas dos poloneses, no Bosque João Paulo II, entre as 13h e 17h. A presidente do Instituto, Tatiana Turra, explica que o projeto piloto, adotado em 2017 teve bastante sucesso. “Curitiba é uma cidade que preserva muito suas tradições e realizar novamente as visitas étnicas ajuda essa memória", diz.
A ação tem o objetivo de tornar o passeio dos turistas mais interessante, segundo Tatiana. “Os casais com trajes típicos tornam a experiência mais rica”, explica.
Os guias trajam roupas típicas da etnia dos lugares onde vão receber os turistas. Além do Bosque João Paulo II, a ação também vai acontecer no Bosque Alemão, Memorial Ucraniano e Santa Felicidade durante este mês de abril.
Além do perfil lúdico da ação, os guias conhecem a história da imigração dos povos que formaram a cidade. Os turistas poderão conhecer detalhes da chegada dos imigrantes, primeiras colônias, costumes, tradições e religiosidade.
Veja a programação:
- Bosque João Paulo II
7 e 8 de abril - 13h às 17h
Endereço: Rua Welington, R. Viêira dos Santos, 33 - Centro Cívico
- Bosque Alemão
14 e 15 de abril – 13h às 17h
Endereço: Rua Francisco Schaffer, s/n - Vista Alegre
- Memorial Ucraniano
21 e 22 de abril – 11h às 15h
Endereço: R. Dr. Mbá de Ferrante, s/n - São João
- Santa Felicidade
28 de abril – 10h às 14h
Endereço: Avenida Manoel Ribas, no ponto de embarque da Linha Turismo - Santa Felicidade
Pavilhão Étnico
Outra atração que destaca a formação de Curitiba é o Pavilhão Étnico, que acontece todos os domingos às 11h no Memorial de Curitiba, no Centro Histórico (Rua do Rosário, 160 - Centro). Em cada edição grupos de danças popular celebram as etnias e nacionalidades que formaram Curitiba com música, dança, arte, comidas típicas e história.
Neste domingo a apresentação será do folclore árabe. A entrada é gratuita.