Ir para o conteúdo
banner

Denuncie pelo 153

Guarda Municipal prende suspeito por pichação no São Francisco

As câmeras da Muralha Digital flagraram o homem realizando pichações próximo à Praça do Gaúcho

Guarda Municipal prende suspeito por pichação no São Francisco. Foto: Divulgação/GMC

Na noite desta terça-feira (23/6), a Guarda Municipal de Curitiba prendeu um homem por pichação, no bairro São Francisco. Os agentes foram acionados pelo Centro de Operações da Guarda Municipal (COP-GM), após câmeras da Muralha Digital registrarem imagens de pichação próximo à Praça do Redentor (Praça do Gaúcho). 

Com o apoio das imagens da Muralha Digital, o agente operador e as equipes do Departamento de Inteligência (DTI) realizaram o acompanhamento em tempo real do suspeito, fornecendo informações à equipe operacional acionada. Ele recebeu ordem de prisão na Rua Carlos Cavalcanti, esquina com a Rua Barão do Serro Azul. Estava com uma caneta de marcação permanente da cor preta e admitiu ter utilizado o objeto para fazer a pichação.

O suspeito foi encaminhado para à Central de Flagrantes da Polícia Civil do Paraná.

Multa

Além do encaminhamento à autoridade policial, a lei municipal nº 1.928/24 prevê multa de R$ 6.024,07 para pichação em patrimônio particular e de R$ 12.048,14 quando o crime é contra patrimônio público. Em caso de reincidência, a multa é dobrada.

Denúncias 

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) intensificou o combate à pichação com o trabalho de inteligência, monitoramento das câmeras da Muralha Digital e o reforço no patrulhamento preventivo e ostensivo em toda a cidade. 

Para contribuir com a prevenção desse tipo de crime, o cidadão pode denunciar pelo telefone de emergência 153, que funciona 24 horas por dia. 

Se possível, a população deve registrar fotos do local, além de imagens de veículos e pessoas suspeitas, para auxiliar na identificação dos criminosos. A colaboração dos moradores é essencial no combate aos crimes de pichação e outros delitos.