A Assessoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial vai promover uma roda de capoeira, neste sábado (4/9), na Praça Tiradentes, às 14h. O evento é aberto ao público e em comemoração ao Dia do Capoeirista, celebrado nesta sexta-feira (3/8).
Diversos grupos de capoeira de Curitiba vão participar da atividade. Segundo Adegmar José Silva (Candieiro), são esperadas mais de 200 pessoas. “O encontro no marco zero de Curitiba é muito representativo já que a capoeira é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e a praça um local importante da história da presença negra em Curitiba”, disse.
Candieiro conta que a data se popularizou porque a prática de capoeira já foi criminalizada no Brasil. “Os batuques proibidos por lei em 1829 voltaram ao centro da capital para celebrar a herança cultural africana e acolher todos os povos da nossa cidade”, afirmou.
LEIA MAIS:
Programação
Rodas de capoeira estão sendo feitas quinzenalmente, aos sábados, na Praça Tiradentes. Outros espaços também são utilizados pelos grupos de capoeira, como a Praça João Cândido, o Largo da Ordem, a Rua XV de Novembro e o Museu Oscar Niemeyer.
Em Curitiba, a Semana Municipal da Capoeira, instituída pela Lei 14.592/15, é celebrada na semana do dia 20 de setembro. Em novembro, mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Curitiba, irá realizar o Festival de Capoeira.
Mais informações pelo email da Assessoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial: igualdaderacial@pmc.curitiba.pr.gov.br