O prefeito Gustavo Fruet e a secretária de Recursos Humanos, Meroujy Giacomassi Cavet, assinaram o decreto nº 747 de 25 de abril de 2013, que dispõe sobre a retirada da anotação de falta ao trabalho dos servidores que participaram de greves no período de 2007 a 2012. Pelo documento, os servidores terão restabelecidos todos os direitos perdidos durante o período, com exceção do crescimento vertical e horizontal.
“É um acordo firmado na mesa de negociação sindical 2013, composta por representantes da Prefeitura de Curitiba, Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba [Sismuc] e Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba [Sismmac]”, explicou Meroujy.
A anistia era uma das principais reivindicações dos sindicatos que representam os servidores da Prefeitura de Curitiba e umas prioridades da nova política de recursos humanos da gestão de Gustavo Fruet.
Greves e paralisações anistiadas:
- 12 a 15 de fevereiro de 2007 para educadores que participaram da greve;
- 31 de março de 2009 e dos dias 15 a 17 de abril de 2009 para todos os servidores municipais que participaram da greve;
- 22 de fevereiro a 2 de março de 2010 para os guardas municipais que participaram da greve;
- 20 de junho de 2011 para todos os servidores municipais que participaram da greve;
- 22 a 29 de setembro de 2011 para todos os cirurgiões dentistas que participaram da greve;
- 05 de dezembro de 2011 a 15 de fevereiro de 2012 para servidores da Secretaria da Saúde que participaram da greve;
- 22 de março de 2011 para guardas municipais que participaram da greve;
- 26 de março de 2012 para todos os servidores municipais que participaram da greve;