Crianças, famílias e turistas lotaram a Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico neste sábado ensolarado (20/9) para comemorar a chegada da primavera ao som de Vivaldi. A Camerata UTFPR abriu o Festival Primavera Curitiba com o concerto Em torno das Quatro Estações, interpretando trechos da obra de Antonio Vivaldi (1678-1741), com a estufa do Botânico ao fundo.
O projeto Vivaldi no Jardim continua nos próximos sábados, sempre ao meio-dia, com diferentes abordagens da obra. Os encontros trazem a Orquestra de Câmara de Curitiba com As Quatro Estações de Buenos Aires, o Quarteto de Cordas Estações interpretando trechos selecionados da obra original de Vivaldi e Big Belas Band encerra a série com 4 Seasons Jazz Band.
Além de Vivaldi, o repertório sob a regência do maestro Matheus Prust incluiu obras de Thomas Morley, Michael Praetorius, Orlando Gibbons e outros compositores que têm a natureza como tema, cada peça despertou aplausos calorosos do público.
O maestro destacou a importância do público para o festival.
“Ter tantas crianças e famílias aqui hoje nos lembra que a música clássica é para todos. É uma alegria conduzir esses músicos e compartilhar Vivaldi em um espaço diferente.”
Do Maranhão, Camila Lima e sua filha Celin, de quatro anos, que estavam de passagem por Curitiba, se emocionaram ao ouvir uma orquestra ao vivo pela primeira vez. “É incrível ver como a música pode emocionar. Curitiba é linda e foi ótimo chegar e encontrar cultura tão perto da gente. Minha filha adorou!”, comentou a mãe.
Já o casal Erick e Maria Wroblewski, acompanhados do filho Vitor, de seis anos, moradores da cidade, destacou a oportunidade de apresentar a criança à música erudita e aproveitar a programação cultural. “É uma forma de apresentar a música erudita para quem ainda não está acostumado a ouvir, mesmo que a gente ouça em casa”, disse Erick. “É muito bom poder unir lazer e cultura em família. Sempre que podemos, participamos desses eventos”, completou Maria.
Festival Primavera Curitiba
O Festival Primavera Curitiba, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura, segue até 12 de outubro, com mais de 60 atrações gratuitas espalhadas por praças e parques da cidade. Além da música, a programação inclui dança, teatro, cinema ao ar livre e atividades educativas, buscando aproximar a população da arte e da cultura em ambientes abertos e acessíveis.
Serviço
Projeto Vivaldi no Jardim
Todos os sábados, sempre ao meio-dia
27/9 Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta As Quatro Estações de Buenos Aires, uma releitura contemporânea do clássico barroco.
4/10 Quarteto de Cordas Estações interpreta excertos selecionados da obra original de Vivaldi.
11/10 Big Belas Band encerra a série com 4 Seasons Jazz Band, mostrando a versatilidade do tema em arranjos de jazz.