A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) da Prefeitura de Curitiba, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou um curso para cuidadores de idosos com foco em habilidades práticas. É a oportunidade para quem deseja se capacitar para auxiliar familiares que não têm mais a autonomia de antes ou atuar profissionalmente na área.
A novidade é resultado de uma demanda crescente. Com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, é cada vez maior o número de pessoas que necessitam de auxílio para realizar as tarefas do dia a dia, como tomar banho, ir ao supermercado, se vestir ou se alimentar.
“A capacitação integra um conjunto de metas da atual administração na promoção de ações para este público em Curitiba, reconhecida como Cidade Amiga do Idoso”, afirma a secretária municipal de Saúde, Beatriz Batistella. O título foi concedido à capital paranaense pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março deste ano.
A iniciativa foi aprovada na Conferência Municipal de Saúde. Segundo o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz, o objetivo é ofertar o curso semestralmente. “É diferenciado, com aulas de geriatra, nutricionista e profissionais especializados em saúde do idoso, além de visitas técnicas e aulas práticas com simuladores”, explica.
A carga horária é de 190 horas, com aulas em formato híbrido (online e presencial) duas vezes por semana, à noite. “O curso é voltado para habilidades de cuidados e promoção do conforto”, conta a enfermeira Isabeli Chevonik, do Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh) da fundação e uma das facilitadoras.
Conteúdo
Dividido em seis módulos com conteúdo prático e teórico, o curso será ministrado por profissionais especialistas em geriatria e gerontologia (médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais) e conta com toda a estrutura do Cecadeh.
“As aulas práticas serão realizadas nas salas com manequins simuladores e equipamentos que utilizamos nas capacitações e atividades de educação permanente dos profissionais da saúde de Curitiba”, descreve a coordenadora do Cecadeh, Gabriela Pinheiro Brandt.
O curso trata desde os desafios contemporâneos do envelhecimento, mudanças orgânicas no corpo dos idosos, promoção de bem-estar, até questões éticas no cuidar, reflexões sobre o fim da vida, relações familiares e resoluções de conflito.
Os alunos vão receber orientações e cuidados com ênfase na nutrição, higiene, cuidados paliativos, manejo de idoso com demência, sinais vitais e primeiros socorros. Ao final de cada módulo, os alunos farão visitas técnicas de observação ao Hospital do Idoso e Instituições de Longa Permanência parceiras.
Inscrições
Interessados podem se inscrever pelo site da Feas. O investimento é de R$ 800 e pode ser parcelado em até 12 vezes, pela plataforma Sympla.
“Reservamos 25% das vagas desta primeira turma para alunos isentos. Os valores da inscrição cobrem os custos e vão viabilizar a oferta das próximas edições”, avisa Sezifredo.
São 13 vagas gratuitas: dez para a comunidade via CadÚnico e três vagas para voluntários que atuam no Hospital Municipal do Idoso. O prazo para pedir isenção termina no próximo dia 15 de dezembro. Já as inscrições vão até 5 de janeiro. Para mais informações, acesse aqui.