Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Confraternização

FAS organiza amigo secreto para presentear crianças e adolescentes acolhidos

Crianças e adolescentes são presenteados pelos servidores da FAS. Foto: Sandra Lima

Uma apresentação de teatro, um coral com músicas natalinas, a entrega de muitos presentes e um lanche especial transformaram a noite desta segunda-feira (6/12) de 20 meninas adolescentes acolhidas pelo município. A festa foi realizada na unidade Nova Esperança, no Santa Cândida, a primeira a receber o Amigo Secreto da Fundação de Ação Social (FAS) e que vai passar por outras sete unidades de acolhimento de crianças e adolescentes neste Natal.

Aos 17 anos, Tânia (nome fictício) participou do coral e cantou junto com as colegas as músicas Vem Chegando o Natal e Natal todo Dia, que haviam ensaiado durante a semana. Mas o que ela queria mesmo era receber os presentes que havia indicado que gostaria de ganhar em uma carta que todos escreveram para o Papai Noel.

“Ganhei muitas coisas de menina, muita maquiagem, mas o que eu queria mesmo é um coturno que chegará depois”, contou a menina que está nos acolhimentos do município há dois anos e nove meses. Estudante do 1º ano do Ensino Médio, ela sonha em ser jogadora de vôlei, esporte que costuma praticar na quadra de esporte que fica em uma praça próximo do acolhimento.

Muito quieta, Laura (nome fictício), 16 anos, preferiu não assistir à peça de teatro e se juntou às colegas apenas no momento da entrega dos presentes. O rosto fechado logo se transformou em largos sorrisos depois que teve o nome anunciado e pode ver o presente que havia recebido, um tênis Nike 12 molas. “Eu estou muito feliz, era tudo o que eu mais queria”, disse a menina.

O tênis de cor preta se tornou a atração da festa e foi exposto por uma colega, para que todos pudessem ver. “Vejam o que é um tênis original”, dizia Beatriz (nome fictício), que também estava entusiasmada com a calça e camiseta que havia recebido de presente.

Ação entre amigos

Os presentes entregues às adolescentes foram oferecidos por servidores da FAS que participam do Amigo Secreto, uma ação que tem o objetivo de tornar o Natal das crianças e adolescentes acolhidos pelo município mais solidário e feliz.

“Depois de um período difícil, em que as crianças e adolescentes tiveram que ficar confinados, sem muitas das atividades que estavam acostumados a fazer, decidimos tornar este Natal uma festa de confraternização e amor ao próximo”, explica o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.

O Amigo Secreto começou com as crianças e os adolescentes sendo incentivados a escrever cartas, nas quais eles contaram alguns dos sonhos que têm para este Natal. Na mesma carta, eles deram dicas de presentes que gostariam de ganhar, além de informar o nome, a idade, o tamanho das roupas e dos calçados que usam e a instituição que estão abrigados.

Cada nome foi inserido em bolas que enfeitam uma árvore de Natal que está na portaria do prédio do gabinete da FAS. Os enfeites foram produzidos no Fab Lab Cidadania Cajuru usando madeira MDF e cortados a laser.

Os servidores que trabalham na sede da FAS e também nas regionais foram convidados a irem até a árvore e escolherem um dos nomes. Em seguida, cada profissional recebeu a carta do seu acolhido indicado no enfeite. Divididos em grupos de até quatro pessoas, são eles que também farão a entrega dos presentes nas unidades.

A ação envolve pelo menos 150 crianças e adolescentes que vivem em sete unidade por medida de proteção e determinação da Justiça, e na Pousada de Maria, que abriga mulheres vítimas de violência e seus filhos.

Entre eles estão vítimas de maus-tratos, de violência física, psicológica e sexual ou de outras situações que exigiram o afastamento de suas famílias ou responsáveis.