O 1º Empregotech, programa da Prefeitura de Curitiba que oferece curso gratuito de programação básica para jovens da capital, conclui em dezembro a sua quinta edição. Com a formação, mais jovens estarão aptos a disputarem vagas de emprego na área de tecnologia.
Depois de seis meses de aulas on-line pela plataforma Head Of Ecosystem & Social Impact At DIO e várias visitas guiadas, o grupo irá mostrar o que aprendeu e disputar uma vaga no crescente, mas competitivo, mercado de Tecnologia da Informação (TI).
A primeira oportunidade será neste sábado (9/11), na 1ª Feira de Empreendedores e Empregabilidade Tech do Vale do Pinhão, promovida pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e a Fundação de Ação Social (FAS), no Parque Barigui, e aberta a todos os interessados.
O evento será realizado das 10h às 18h, no Complexo do Imap (Alameda Ecológica Burle Marx, s/n), com a participação de 86 micro e pequenos empreendedores de Curitiba e Região Metropolitana que irão vender produtos e serviços, além de 11 empresas do setor de tecnologia que têm vagas em aberto ou precisam aumentar seus bancos de talentos. A entrada para a feira é gratuita e para todos os públicos.
Para o diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, a feira de empregabilidade representa um marco para os jovens do 1º Empregotech que estão em busca de inserção no setor de tecnologia. “Será um encontro entre talentos em formação e as demandas do mercado digital. Esse evento reflete o compromisso com a capacitação e a geração de oportunidades, fortalecendo a conexão entre empresas inovadoras e futuros profissionais prontos para enfrentar os desafios de uma economia cada vez mais tecnológica', ressalta.
Oportunidade
Ansioso para conquistar o primeiro emprego, Gabriel Leite Ferreira da Cruz vai participar da 1ª Feira de Empreendedores e Empregabilidade Tech do Vale do Pinhão. “Será uma grande oportunidade de buscar um emprego, de aprendizagem e fazer contatos na área”, diz.
Estudante do 3º ano do ensino médio, Gabriel prestou vestibular este ano para o curso de Ciências da Computação e sonha em trabalhar na área de TI. Para ele, o 1º Empregotech foi uma oportunidade de aprofundar conhecimentos em uma área que sempre lhe interessou. Um dos pontos altos do programa foram as visitas guiadas, segundo Gabriel. “Elas nos permitiram ver as aplicações desta área na prática, o que ajudou no aprendizado do que foi mostrado nas aulas.”
Durante o curso, os estudantes visitaram o primeiro laboratório de prototipagem público do Brasil, o Fab Lab Cidadania Cajuru, da Prefeitura de Curitiba, o Centro de Realidade Estendida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), entre outras instituições que aproximaram ainda mais os jovens do mundo da tecnologia, além de participarem de reuniões com profissionais da área.
O programa
Criado em 2020, o 1º Empregotech é coordenado pela FAS e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e está alinhado ao Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação de Curitiba. O curso tem uma carga horária de 72 horas, mais atividades complementares e visitas guiadas, e é destinado a jovens de 16 a 29 anos, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social.
O programa, de acordo com o diretor da FAS, amplia as oportunidades de trabalho dos participantes por meio do desenvolvimento técnico e comportamental. “Isso eleva as chances de empregabilidade e contribui para a redução do desemprego nessa faixa da população”, diz
Serviço
Feira de Empreendedores e Empregabilidade Tech do Vale do Pinhão
Data: sábado (9/11)
Horário: das 10h às 18h
Local: Complexo do Imap (Alameda Ecológica Burle Marx, S/N, ao lado do Restaurante Maggiore), Parque Barigui
Entrada é gratuita e aberta ao público