Ir para o conteúdo
banner

Balanço 2025

Fala Curitiba registra 50 mil sugestões da população e Colabora.cwb fortalece a cultura de diálogo entre servidores

Auditório lotado na Rua da Cidadania do Bairro Novo para a votação final do programa Fala Curitiba. Curitiba, 19/08/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

Texto: Roberto Couto
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) avançou na missão de desenvolver ações inovadoras para uma administração moderna, transparente, eficiente e voltada ao cidadão. Para isso, fortaleceu, no primeiro ano da administração Eduardo Pimentel, seu papel estratégico no aprimoramento das políticas municipais e na qualificação dos servidores. Como resultado:

• O Fala Curitiba 2025, programa da Prefeitura reconhecido pela ONU como referência em governança, alcançou número recorde: foram 50 mil sugestões da população em nove meses de encontros. As contribuições resultaram nos 100 pedidos eleitos democraticamente que serão executados a partir de 2026.

• A Escola de Administração Pública (EAP) do Imap ofertou mais de 140 cursos para servidores e comunidade. Os destaques do ano foram a inédita Especialização em Liderança e Gestão de Equipes na Administração Pública e o curso de espanhol para servidores da Prefeitura, que em menos de um mês de lançamento, em novembro, teve mais de mil inscritos.

• O Colabora.cwb, programa pioneiro voltado ao desenvolvimento de lideranças, já mostra resultados cinco meses após o lançamento, fortalecendo a cultura do diálogo entre servidores da Prefeitura.

4.118 estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação foram encaminhados para estágios remunerados na administração municipal.

• O cumprimento do Plano de Governo 2025–2028 pode ser acompanhado pelo Portal da Transparência, graças ao monitoramento contínuo realizado pelo Imap junto aos órgãos responsáveis pela execução das metas da gestão.

“Todas essas iniciativas e avanços se sustentam nos valores que orientam o Imap: ética, comprometimento, valorização pessoal e profissional, inclusão social, inovação, trabalho colaborativo e uma inquietude que impulsiona melhorias contínuas", diz a presidente do Imap, Beatriz Battistella.  

"Com esses princípios e alinhado aos compromissos da gestão Eduardo Pimentel, o Imap se consolida como referência na modernização da administração pública e no apoio às transformações que tornam a Prefeitura mais eficiente, transparente, democrática e humana”, completa Beatriz.

Fala Curitiba

Saúde, meio ambiente, segurança, educação e obras públicas foram as áreas com mais pedidos solicitados entre os 100 eleitos pelos moradores da cidade nas audiências finais do Fala Curitiba, programa realizado pelo Imap em parceria com a Secretaria do Governo Municipal. Todos os pedidos da população foram incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA).

O Fala Curitiba ocorreu entre março e agosto deste ano, com etapas de participação para definir prioridades dos 75 bairros.

As primeiras fases ocorreram pelo Fala Móvel e internet. Depois, reuniões presenciais nos bairros definiram as prioridades comunitárias, que foram incluídas no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). Foi nesta última, na prática, que os 100 pedidos foram escolhidos pela população, nas audiências públicas finais nas dez regionais, com a presença do prefeito Eduardo Pimentel.


No preview available
No preview available
No preview available
Imagem

Moradora do Ganchinho,  Salete Cristina Costa viu o pedido de sua comunidade atendido no Fala Curitiba 2025.


Em seis meses de realização do Fala Curitiba, mais de 50 mil sugestões foram enviadas por 18,7 mil moradores.

Em 2025, o uso de tecnologia acelerou a votação no Fala Curitiba, substituindo formulários em papel por tablets nas unidades móveis e nas cabines finais e tornando o processo mais acessível e rápido, permitindo obter resultados das votações presenciais em menos de uma hora.

 “É muito importante que toda a população participe do Fala Curitiba. Somos nós que sabemos qual o problema que existe na nossa rua, em frente das nossas casas, no nosso bairro. Todos participando, o resultado vem mais rápido”, afirma a professora, pedagoga e vice-presidente da Associação de Moradores da Comunidade São José do Ganchinho, Salete Cristina Costa. Ela participou das audiências finais do Fala Curitiba na Regional Bairro Novo e teve os seus pedidos, uma rotatória e semáforos na Rua Nicola Pellanda, incluídos entre os 100 que serão realizados pela Prefeitura no próximo ano.

Colabora.cwb

Lançado em setembro, o Colabora.cwb é um programa inédito da Prefeitura de Curitiba, realizado pelo Imap, que promove o desenvolvimento da liderança de secretários, administradores regionais, superintendentes, diretores, assessores, chefes de núcleo, supervisores e agentes de conexão. A iniciativa busca fortalecer a cultura do trabalho colaborativo e do cuidado com as pessoas utilizando metodologias inovadoras como prática de mudança.

Servidores responsáveis por compartilhar as boas práticas do Colabora.cwb, os agentes de conexão já estão disseminando, dentro das secretarias e órgãos do município, este novo olhar de uma gestão municipal que valoriza o diálogo.  


No preview available
No preview available
No preview available
Imagem

Servidores participam de oficina do Colabora.cwb, programa de desenvolvimento da lideranças realizado pelo Imap.


“O programa tem tudo para promover uma nova cultura na Prefeitura e acho que, com a adesão de todos, poderemos avançar na interdependência interna, ou seja, em sermos mais colaborativos”, avalia Alexandre Martins da Costa Filho, agente de conexão e servidor da Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati).

Em outubro, também foram criadas três Câmaras de Governança, integradas por secretários e presidentes de órgãos municipais, que começaram a implementar metodologias do Colabora.cwb em três projetos da gestão:  Nova Modelagem de Regularização Fundiária, Cuidados com o Servidor e Inovação/Modernização dos Processos na PMC e Curitiba de Volta ao Centro.

Capacitação continuada


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem

Ricardo Felipe Machado, servidor vencedor do prêmio Prefeito Ivo Arzua 2025.

A Escola de Administração Pública (EAP) ofereceu, em 2025, mais de 140 cursos de curta e longa duração para servidores e comunidade. Com aulas presenciais ou EAD (on-line), as capacitações de curta duração são de áreas como administração pública, direito, liderança, comunicação, segurança alimentar e informática, com duração a partir de 1 hora.

Já os cursos de longa duração são pós-graduações, de aperfeiçoamento e de formação de carreira, que podem variar de 15 a 24 meses, dependendo do programa.

Em junho, 83 alunos dos cursos de pós-graduação da EAP participaram da cerimônia de conclusão das turmas 2023, com a presença do prefeito Eduardo Pimentel o melhor aluno recebeu o prêmio Prefeito Ivo Arzua.

“Acho importante o servidor público continuar se capacitando, para conseguir prestar um serviço com maior qualidade à população”, afirma Ricardo Felipe Machado, da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), que concluiu o curso Gestão de Cidades Inteligentes e foi agraciado com o inédito prêmio Prefeito Ivo Arzua.


Audiência pública, Estúdio Imap e centro de eventos

  • Em maio deste ano, a presidente do Imap, Beatriz Battistella, apresentou em audiência pública na Câmara Municipal de Curitiba as metas cumpridas do Plano Plurianual 2022–2025. Foram apresentados avanços expressivos em todos os programas municipais: índices de conclusão que chegam a 95% no Viva Curitiba Que Não Dorme e metas foram integralmente atendidas ou estão em andamento nos programas Viva Curitiba Saudável, Tecnológica, Transparente, Uma Nova Curitiba, Cidadã e Mais Ágil.
  • De aulas EAD a documentários da Prefeitura de Curitiba, o Estúdio Imap produziu 142 vídeos em 2025. No espaço, vinculado à Escola de Administração Pública, também são gravados podcasts, entrevistas, palestras e vídeos informativos.
  • Em 2025, o Centro de Eventos Imap Barigui voltou a ser referência para realização dos eventos da Prefeitura para capacitação de servidores. O espaço recebeu melhorias de acessibilidade e modernização de sua infraestrutura (novos sistemas de som, vídeo, transmissão e climatização).
  • O Imap mantém, atualmente, convênios com 282 instituições de ensino para a oferta de estágios remunerados a estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação. As vagas disponíveis são ofertadas no Portal de Estágios da Prefeitura de Curitiba no site do Imap.


O Imap em 2025

Fala Curitiba 2025

  • Recorde de participação: 50 mil sugestões ao longo de 9 meses.
  • 100 pedidos eleitos para execução pela Prefeitura a partir de 2026.
  • Áreas com mais pedidos: saúde, meio ambiente, segurança, educação e obras públicas.
  • Participação de 18,7 mil moradores; votação mais ágil com uso de tablets.

Escola de Administração Pública (EAP)

  • Oferta de mais de 140 cursos de curta e longa duração.
  • Inédita Especialização em Liderança e Gestão de Equipes na Administração Pública.
  • Conclusão das turmas de pós-graduação 2023 com 83 alunos formados.
  • 1º curso de espanhol para servidores da Prefeitura, que em menos de um mês de lançamento, em novembro, teve mais de mil inscritos.

Colabora.cwb

  • Envolve secretários, diretores, chefes de núcleo, supervisores e agentes de conexão.
  • Promove cultura de diálogo e trabalho colaborativo.
  • Câmaras de Governança criadas para aplicar metodologias em três projetos estratégicos

Estágios na Administração Municipal

  • 4.118 estudantes encaminhados para estágios remunerados.