A quarta e última etapa do Circuito Adulto de Corridas de Rua da Prefeitura de Curitiba reuniu cerca de 4 mil pessoas nesse domingo (18/12). Com largada e chegada no Bosque São Cristóvão, os corredores percorreram 5km e 10km pelas ruas e avenidas de Santa Felicidade.
As disputas das provas de 5 km e 10 km aconteceram tanto no masculino quanto no feminino, além de contar com a participação de atletas com deficiência.
O resultado geral da prova está disponível no Link.
Homenagem aos Imigrantes
A etapa Europa fechou o Circuito de Corridas de Rua Curitiba dos Imigrantes que homenageou os povos que vieram de outros países e ajudaram a construir a história de Curitiba. Nas quatro etapas realizadas o Circuito Adulto de Corridas de Rua homenageou os povos da Ásia, América, África e Europa.
Com coordenação feita pelo departamento de Esporte da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), o Circuito de Corridas Curitiba reuniu mais de 30 mil participantes durante as provas e movimentou todas as regiões da cidade. O Circuito de Corridas de rua Curitiba dos Imigrantes faz parte do programa Curitiba Viva Bem.
"Neste ano, as etapas do circuito representaram um continente de onde vieram as pessoas que formaram a história da cidade. Cultura, respeito e esporte estão sempre unidos e fazem parte da gestão do prefeito Rafael Greca”, disse Carlos Pijak Jr, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
Ao final do Circuito de Corridas Curitiba dos Imigrantes, adultos e crianças puderam montar uma mandala, unindo as medalhas de participação de cada uma das quatro etapas. Quem, por um acaso, não conseguiu participar de uma das quatro etapas ainda tem mais uma chance de conseguir a medalha que está faltando.
Oportunidade
Na quarta-feira (21/12) acontece mais uma corrida Smart, evento que permite ao participante se inscrever gratuitamente na hora. O competidor escolhe se faz corrida ou caminhada, cujo percurso tem de ser de no mínimo 5 km. Ao final, ele recebe a medalha que está faltando. As crianças que participaram do Circuito Infantil de Corridas de Rua também podem participar e conquistar a medalha que está faltando.
A corrida Smart desta quarta-feira (21/12) terá ponto de inscrição no Parque São Lourenço (Rua José Brusalomin s/n – São Lourenço - Fundos do parque).
A prova infantil será das 15h às 21h e a prova dos adultos, das 18h às 21h.
O percurso é definido pelo próprio corredor e deve ser comprovado via aplicativo de celular ou relógio (saindo do Parque São Lourenço). Caso queira retirar mais de uma medalha, o atleta deverá correr 5km para cada medalha, mas é necessária apenas uma inscrição. Será permitido retirar apenas uma medalha de cada etapa.
“Essa é a última oportunidade para o competidor ganhar sua medalha e um estímulo para o que estamos buscando: fazer com que todos os dias a população saia de casa, deixe o sedentarismo de lado e pratique esporte, não importa qual seja”, concluiu Pikak.
2023
O calendário anual de corridas de rua da Prefeitura de Curitiba, para 2023, inclui os tradicionais circuitos organizados tanto pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, como por entidades privadas, e todos serão inclusivos.
As primeiras provas acontecem a partir de março e vão até o mês de dezembro. São eventos nas categorias adulto e infantil, também abertas à participação de pessoas com deficiência física, intelectual e visual, além da categoria TEA (para pessoas do espectro autista), com percurso de 5 km ou 10 km. Todos com inscrição gratuita.
No Circuito de Corridas de Rua da Prefeitura de Curitiba, o mais completo do Brasil, já estão confirmadas quatro provas de 5km e 10 km, além da tradicional Corrida entre Parques. O circuito infantil também terá quatro provas ao longo do ano de 2023.
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.