Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Potencializando Saberes

Estudantes da rede municipal de Curitiba fortalecem o aprendizado com aulas aos sábados

Alunos da rede municipal ganham aulas não obrigatórias aos sábados. Foto: Divulgação

Alunos do 5° e 9° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Curitiba podem contar com mais uma forma de fortalecer conhecimentos no Potencializando Saberes - Sábados. O programa da Secretaria Municipal da Educação busca apoiar estudantes que necessitam de acompanhamento pedagógico extra para consolidar aprendizagens e superar dificuldades em sua trajetória escolar.

Com a ampliação do programa para os sábados, a ação que já era desenvolvida durante a semana oferece mais atividades de consolidação e recomposição da aprendizagem para estudantes do 5º e do 9º ano do Fundamental, realizadas das 9h às 12h, e de caráter não obrigatório, tanto para os alunos quanto para os profissionais da educação.

Até então, a iniciativa era formada por três frentes: de apoio pedagógico, presente em 72 escolas com maiores índices de vulnerabilidade social; extensão, que atende estudantes das demais unidades da rede em horários diferenciados; e migrantes, que promove o ensino da Língua Portuguesa como língua de acolhimento e valorização da diversidade cultural.

Boa adesão

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Merhy Gaertner, na CIC, a nova modalidade foi recebida com animação. “Nós tivemos duas professoras que se interessaram em participar, e também fizemos uma enquete com os pais dos alunos. No primeiro sábado (20/9) reunimos 27 alunos, ficamos satisfeitos com a adesão”, contou a diretora Patrícia Franke.

A expectativa é que mais alunos participem nas próximas semanas. 

“As crianças chegaram animadas, falaram que acordaram cedo para ir para a aula felizes. Foi muito legal essa recepção do programa, ver eles se sentindo protagonistas da escola”, contou Patrícia. “Na segunda-feira, vários alunos nos procuraram para falar que querem participar dos próximos encontros”, completou.

Nesse primeiro momento serão quatro encontros (20/9, 27/9, 4/10 e 11/10) e as aulas seguem como um dia letivo comum, mas focado conteúdos de maior dificuldade das turmas, de acordo com o diagnóstico realizado pelas professoras.

Não há restrição para participar, desde alunos com grande aproveitamento que buscam se aprofundar ainda mais nos conteúdos, até aqueles que apresentam maior dificuldade na aprendizagem. 

Formato de sucesso

O Potencializando Saberes não é novidade na Escola Anita Merhy Gaertner, que já oferece a modalidade extensão durante a semana, de segunda a quinta-feira, das 17h10 às 18h10, para alunos do 2° ao 5° ano.

“É um programa muito necessário e a gente sente o impacto positivo da extensão. Como a metodologia é diferente facilita para os alunos pegarem conceitos mais difíceis”, relatou a diretora.