Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Planejamento

Especialista do BID destaca engajamento de Curitiba na execução de projetos

Prefeito Rafael Greca participa do Seminário Encerramento do Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano de Curitiba BID-PRÓ CIDADES. Curitiba, 12/06/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Curitiba é apontada como referência nos processos de planejamento e execução de programas com financiamentos externos e contrapartidas da Prefeitura. O destaque é do especialista em Desenvolvimento Urbano e Habitação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Jason Hobbs, feito no seminário de encerramento do Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano do Município de Curitiba (BID Pró-Cidades), nesta quarta-feira (12/6), na Rua da Cidadania do Cajuru.

“Sempre é um prazer visitar Curitiba e ver o resultado e o engajamento nos projetos. Em reuniões com a Prefeitura vemos vontade de fazer as coisas”, disse o especialista do BID.

Para Hobbs, que há 15 anos coordena projetos no Brasil pelo BID, a experiência do Pró-Cidades em Curitiba serve de referência para o Brasil e a América Latina. “A conclusão de um programa é importante para saber o que foi feito e o que pode ser melhorado e Curitiba fez um trabalho de primeira qualidade.”

De acordo com o coordenador da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (UTAG), Paulo Socher, responsável por coordenar as atividades de implantação do BID Pró-Cidades o trabalho da atual gestão da Prefeitura foi determinante para o êxito do programa.

“Se não fosse esta gestão não teríamos conseguido terminar este programa. O prefeito Rafael Greca conseguiu executar e fazer a entrega de uma série de equipamentos. Isso não ocorreu nos quatro anos anteriores à gestão Greca, quando o município não foi eficaz na execução”, observou.

Próximos passos

Ao abrir o evento, o prefeito destacou a longa parceria do município com o BID, o êxito do trabalho conjunto e os próximos passos. “É uma manhã de celebração de um trabalho concluído, que acontece no Dia dos Namorados. A cidade de Curitiba tem um caso de amor com o BID que remonta a década de 90 do século passado”, ilustrou.

Greca recordou da decisão pelo investimento na evolução do BRT na sua primeira gestão à frente da Prefeitura e a implantação das Ruas da Cidadania como polos descentralizados de serviços públicos. “Com o BID, em tempo recorde, aprovamos recursos para construir as ruas da cidadania e implantamos a rede de BRT.”

O prefeito destacou que o conceito de rede foi ampliado na cidade nas mais diversas áreas. “Nossa rede evoluiu para as creches, escolas, armazéns da família e conjuntos habitacionais para retirarmos as pessoas da beira dos rios”, disse.

É um modelo que, segundo Greca, deve ser consolidado no processo de inovação de Curitiba.  

"Vamos avançar com nova energia, o projeto do Inter 2, de modernização do transporte já aprovado pela Cofiex, a finalização da Linha Verde e a implantação do Bairro Novo da Caximba", disse Greca.

 

De acordo com o prefeito, também fazem parte deste processo o investimento em parceria com a Copel na implantação de redes fotovoltaicas, cumprindo o que preconiza o grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima.

Presenças

O evento reuniu cerca de 180 pessoas, entre eles os auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Vitor Hugo Steinke e Gustavo Ribeiro Dortas.

Participaram o vice-prefeito Eduardo Pimentel; a administradora regional do Cajuru, Adriane Cristina dos Santos; os presidentes do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, da Urbs, Ogeny Maia Neto, e da Cohab, José Lupion Neto; os secretários municipais do Abastecimento, Luiz Gusi, do Esporte e Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, da Comunicação Social, Monica Santanna, e de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues; e a diretora da Setran, Rosângela Battistella.

Investimentos

Implantado nos últimos dez anos, o BID Pró-Cidades soma investimentos de R$ 380 milhões. Os recursos financiaram 19 grandes intervenções, entre elas:

  • Revitalização da Avenida Manoel Ribas
  • Construção de moradias na Vila Acrópole/Alamanda
  • Urbanização e recuperação ambiental da Vila Nori com o atendimento das famílias no Conjunto Moradias Maringá 1
  • Construção dos clubes da gente de Santa Felicidade e do Boa Vista