Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Nesta terça, 6

Escolas municipais disputam Olimpíada Brasileira de Matemática

Aproximadamente seis mil estudantes de dez escolas da rede municipal de ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) nesta terça-feira (6/6). Estimular a criação de um ambiente criativo e interessante para o estudo da matemática é a principal proposta da Obmep, dirigida aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais.

De acordo com a professora de matemática Andreia Delfine, da Escola Municipal Professora Maria Clara Brandão Tesseroli, no Pinheirinho, a participação dos estudantes na Obmep “estimula o raciocínio lógico e o aprendizado da linguagem matemática, revelando novos talentos através dos desafios apresentados nas provas.”

“A participação da rede municipal de ensino de Curitiba na Olimpíada Brasileira de Matemática é forma de mostrar que as atividades da Matemática têm suma importância para o futuro dos meninos e meninas e para o desenvolvimento da sociedade contemporânea”, destaca a gerente de Currículo da Secretaria Municipal da Educação, Luciana Zaidan.

Cada escola inscrita na Obmep 2017 vai aplicar e corrigir as provas, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza a olimpíada. Com 2h30 de duração, as provas são diferenciadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade. Cada uma tem 20 questões de múltipla escolha, e os alunos classificados nessa etapa farão a 2ª fase, discursiva, marcada para 16 de setembro.

Na edição deste ano, a Obmep bateu um novo recorde de escolas inscritas: 53.230. São mais de 18, 2 milhões de estudantes envolvidos na olimpíada. Pela primeira vez, a maior competição estudantil do mundo contará também com estudantes de colégios particulares.

Incentivo

Além de estimular o estudo da matemática no Brasil, a Obmep contribui para identificar jovens talentosos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Criada em 2005, é uma realização do Impa com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

A Obmep vai dar o mesmo número de premiações a alunos de escolas públicas que nas edições anteriores (500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas), e também premiará estudantes de escolas particulares (25 ouros, 75 pratas, 225 bronzes e até 5.700 menções honrosas).

As dez escolas participantes:

Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho

Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto

Escola Municipal Herley Mehl

Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna

Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva

Escola Municipal Omar Sabbag

Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari

Escola Municipal São Miguel

Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli

Escola Municipal Papa João XXIII