Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Aniversário

Escola de educação especial Ali Bark faz 25 anos neste sábado


A Escola Municipal de Educação Especial Ali Bark, no bairro Seminário, completará 25 anos com uma comemoração neste sábado (28), a partir das 9h. O evento também marcará a conclusão da reforma que deixou o espaço ainda mais adequado às necessidades dos estudantes.

"Com a obra, a Prefeitura de Curitiba confirma sua meta de oferecer educação de qualidade para todos", disse a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.

A escola Ali Bark foi a primeira unidade de Curitiba inaugurada para atender estudantes da Educação Especial, que têm necessidades acentuadas, precisam de apoio pedagógico adicional, materiais específicos e programas diferenciados.

A escola tem 138 alunos de quatro a 30 anos de idade e oferece três programas: educação infantil, ensino escolar e educação para o trabalho. Neste último, os alunos têm aulas de trabalhos manuais, como tecelagem e reciclagem.

Eles aprendem um ofício e são encaminhados para o mercado de trabalho, com acompanhamento. "O programa de capacitação tem sido eficaz porque eleva a auto-estima e possibilita a real inclusão dessas pessoas na escola e na sociedade", afimrou Eleonora.

Serviços de atendimento especializados, como fonoaudiologia, fisioterapia e serviço social (em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde) também são oferecidos aos estudantes.

Escolas especiais - As escolas de educação especial prestam serviço indispensável para alunos com necessidades especiais, que precisam de metodologias e técnicas diferenciadas.

A Prefeitura de Curitiba tem três escolas especiais e também oferece o Sistema Integrado de Transporte Especial de Curitiba (Sites), que transporta diariamente cerca de 2.500 crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais. Esses estudantes frequentam 84 escolas de educação especial, entre elas as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

O trabalho dos profissionais do Sites começa com a acolhida do passageiro, passa pelos cuidados durante o trajeto, até a chegada às escolas com segurança. O serviço foi uma iniciativa inovadora da Prefeitura com o objetivo de facilitar o dia-a-dia da pessoa com deficiência.

Inclusão - Em 2009 o Conselho Nacional da Educação (CNE) enviou para homologação o documento que estabelecia a "obrigatoriedade da matrícula dos alunos, público-alvo da Educação Especial, na escola comum do ensino regular" e deixava como "função complementar ou suplementar" o atendimento educacional especializado.

O projeto de resolução do CNE, que endossa a posição da Secretaria de Educação Especial, foi devolvido pelo Mistério da Educação, que pediu a revisão do texto. Diante da reação negativa de especialistas e das próprias escolas, o governo recuou, mas o assunto continua em pauta.

Para a gerente de apoio à inclusão da secretaria municipal da Educação de Curitiba, Carmem Lúcia Gabardo Pellanda, a inclusão depende também do preparo das escolas e de seus profissionais para receber pessoas com necessidades especiais.

"Este é um processo demorado, que exige adaptações, capacitação e comprometimento. A educação é direito de todos, contudo os estudantes têm direito a frequentar estabelecimentos em que suas necessidades são atendidas. A inclusão precisa ser responsável e consciente", disse Carmem.

Para a superintendente de Gestão Educacional da secretaria, Meroujy Giacomassi Cavet, continua sendo a referência no atendimento de estudantes com necessidades agravadas.

"Defendemos a inclusão, mas não é necessário exterminar a escola especial. Ela sempre será necessária para uma parcela da população com uma deficiência mais comprometida, que tem uma adaptação pouco provável nas escolas comuns", disse Meroujy.

"Se por um lado todos os estudantes têm o direito de estar convivendo em ambientes regulares de ensino, por outro temos estudantes com necessidades especiais acentuadas, que necessitam de um apoio pedagógico adicional, materiais específicos, programas especializados".

Serviço:

Aniversário dos 25 anos da Escola Municipal de Educação Especial Ali Bark
Data: sábado (28)
Horário: 9h
Endereço: Rua Vicente Pontarolla, 91, Seminário
Telefone: 3274 3121