Um aparelho de celular foi recuperado pela equipe do Departamento de Manutenção Urbana (DMU), da Regional Pinheirinho, em setembro. O aparelho havia caído em uma galeria de águas pluviais, na Rua Lothário Boutin, nas proximidades do Hospital Municipal do Idoso.
A ação atendeu solicitação da dona do aparelho, Lorena Cruz, que trabalha no hospital e derrubou o celular na galeria quando chegava para mais um dia de expediente.
“Aconteceu quando eu desci do Uber. O aparelho caiu do meu bolso direto dentro galeria e não deu para fazer nada. Fiquei muito chateada porque ainda estou pagando o aparelho”, explicou.
Ela recorreu aos funcionários do setor de manutenção do Hospital do Idoso, mas eles não conseguiram encontrar o telefone.
Regional resolveu o problema
“Eu já estava conformada que o celular estava perdido, mas resolvi fazer uma solicitação na Rua da Cidadania do Pinheirinho e o pessoal da regional foi muito pronto em me atender o pedido. O celular foi recuperado rapidamente e funcionando”, comemorou Lorena.
Para acessar o telefone, as equipes tiveram que remover a grelha e depois fazer o reassentamento da peça. Lorena agradeceu o empenho da equipe da Prefeitura em resolver o problema.
“Fiquei surpresa com o comprometimento do serviço. Foi eficaz e até superou a expectativa que eu nem tinha. Fez eu ter confiança e acreditar no serviço e responsabilidade com o comprometimento ao atendimento ao público”, comentou.
Maior acessibilidade
A prestação de serviços à comunidade também envolveu diversas outras ações de Zeladoria Urbana, que foram realizadas ou estão em andamento na região formada pelos bairros Capão Raso, Fanny, Lindóia, Novo Mundo e Pinheirinho.
São calçadas, rampas de acessibilidade e ciclovias implantadas pelas equipes do Departamento de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal e que beneficiam a mobilidade dos pedestres.
Em frente ao Centro de Educação Infantil (CEI) Vila Ipiranga, no Capão Raso, as equipes do DMU fizeram uma calçada/ciclovia em CBQU, na Rua Major Sebastião Izidoro Pereira, que melhora as condições de acesso à creche.
Caminhos recuperados
Outra calçada/ciclovia foi implantada na Rua Carolina Castelli, no Novo Mundo. Na Avenida Santa Bernadethe, esquina com a Avenida Wenceslau Braz, foi realizada recuperação do pavimento de concreto. E na Wenceslau Braz, no trecho entre a Maestro Francisco Antonello e Linha Verde, as equipes fizeram a recuperação de boca de lobo e meio-fio.
Na Rua Francisco Raitani, no Capão Raso, estão sendo realizadas várias ações. Entre as mais expressivas estão a implantação de 596 metros quadrados de calçadas em piso e 495 metros quadrados de plantio de grama. O trabalho começou a partir do cruzamento com a Rua José Rodrigues Pinheiro e vai até a Vereador Adeodato Volpi.
Passarela refeita
Além da calçada, outras intervenções que vão facilitar a mobilidade de pedestres estão sendo executadas como a ampliação da largura da calçada em alguns pontos que tinham pouco espaço para trânsito de pedestres, além de adequação de esquinas e implantação de rampas de acessibilidade.
No bairro Novo Mundo, foi realizada a reconstrução da passarela de madeira da Rua Luiz Leopoldo Landal e a calçada da Rua João Stenzowski foi recuperada. No mesmo bairro, na Rua Professor Lício de Lima, foi feita a implantação de caixa de captação das águas de chuva.