Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Pessoa com deficiência

Encontro do BID: Curitiba inclusiva é apresentada em Brasília

 

A diretora do departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Denise Moraes, estará em Brasília nesta terça-feira (11/2), a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para participar da sessão Inclusão e Diversidade nos Transportes, no evento BID: Encontro de Executores de Transporte.

O evento faz parte do programa “Mapa de Viagem: para uma nova metodologia de abordagem à acessibilidade universal no transporte público latino-americano”. Além de Curitiba, a metodologia foi aplicada em Bogotá, Santiago e Medelín.

Denise apresentará os serviços que Curitiba oferece à população, falará sobre os tipos de deficiência, a legislação referente ao tema e também sobre a pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na cidade.

Durante uma semana, as técnicas do banco e profissionais de psicologia do departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura acompanharam pessoas com mobilidade reduzida que utilizam a linha de ônibus Inter 2 em seus trajetos de rotina, para relatar as dificuldades encontradas e sugerir possíveis melhorias.

“Esta pesquisa foi muito importante, identificamos muitas questões que precisam ser revistas, temos ainda muito trabalho pela frente”, disse Denise.

O BID irá financiar o projeto Inter 2, que começa a ser executado em 2021.

Apresentação de resultados

No dia 13/2, uma das responsáveis pelo Mapa de Viagem, a arquiteta do BID Lauramaria Pedraza estará em Curitiba para falar sobre os dados colhidos durante as pesquisas, as conclusões e propostas de melhorias. O encontro será no departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Cristo Rei, e terá representantes do Ippuc, Urbs e das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que participaram da pesquisa.

 

LEIA MAIS