A Regional Tatuquara celebrou o encerramento do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de mama, com um evento animado e repleto de serviços para a população, especialmente voltado às mulheres da comunidade. A ação foi promovida em parceria com a Associação Vovô Vitorino, na sede da entidade, localizada na Rua Tenente-Coronel Manoel Eufrásio de Assumpção.
A presidente da associação, Livercina Xavier, explicou que a parceria é resultado de um objetivo comum: o fortalecimento das mulheres da comunidade. “O que nos motiva é atender às demandas da nossa comunidade. Neste Outubro Rosa, buscamos sensibilizar as mulheres para que se cuidem, oferecendo atendimentos de saúde. Além disso, estamos garantindo acesso a outros serviços importantes, como orientação jurídica e oferta de vagas de emprego, fortalecendo o empoderamento e a independência das mulheres”, destacou Livercina.
Durante a ação, diversos serviços foram oferecidos à comunidade. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou orientações sobre a dengue, avaliação odontológica, vacinação contra febre amarela, tríplice viral (VTV) e influenza, além da distribuição de autotestes de HIV e preservativos. Também foi possível agendar o exame preventivo do colo do útero em unidades de saúde da regional.
Quem aprovou a oportunidade foi a confeiteira Eliane Machado Hreciuk. Ela foi ao evento para vender biscoitos artesanais e aproveitou para agendar o exame que já estava na sua lista de pendências. “Já estava na hora de refazer o exame, e agora tenho o compromisso já na próxima semana, o que facilitou muito”, contou Eliane.
A SMS também promoveu uma roda de conversa sobre saúde reprodutiva pela manhã, com alunos da Escola Estadual Guilherme Maranhão.
Zumba para a terceira idade
A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) promoveu atividades recreativas para as crianças e um aulão de zumba voltado à terceira idade. Uma das participantes foi Iraci Bonfim Pedrozo, que também aproveitou para aferir a pressão e garantir algumas mudas de árvores distribuídas pela Secretaria do Meio Ambiente. “Eu tô aproveitando, adoro dançar! Peguei uma muda da árvore quina e agora medi minha pressão, que tá desregulada”, contou Iraci.
Quem passou pela ação também pôde procurar novas oportunidades profissionais no Sine Móvel ou com outras empresas, como Gerar, Anjos da Guarda HomeCare e Deltalimp, que ofereceram vagas exclusivas para mulheres. O evento contou ainda com a participação da Academia de Cílios Bello Charme e de voluntárias, que fizeram maquiagem básica e esmaltação, além de oferecer atendimento jurídico gratuito com advogados parceiros da Associação Vovô Vitorino.