Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba de Volta ao Centro

Empresários conhecem ações que já mudam para melhor o Centro de Curitiba

Prefeito Eduardo Pimentel em audiência no Paço Municipal com comerciantes da Praça Generoso Marques. Curitiba, 17/09/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Com nove meses de gestão, Eduardo Pimentel já pôs em prática várias ações para tornar o Centro mais seguro, acolhedor e atraente para moradores, comerciantes e para quem visita ou passa pela região. Os avanços entre janeiro e setembro, do projeto Curitiba de Volta ao Centro, foram apresentados pelo prefeito, nesta quarta-feira (17/9), a empresários do bairro, durante audiência mensal no Paço Municipal.

“Estamos devolvendo a atratividade do Centro, com a realização de eventos como o Domingo no Centro, que leva milhares de curitibanos para o calçadão da Rua XV, e a partir da próxima sexta-feira (19/9), o Festival Primavera; a requalificação urbanística; a ampliação da segurança com as operações conjuntas Centro Seguro e Checkout; o reforço de equipes da FAS para resgate da população em risco social; avanços na desburocratização para a abertura de mais comércio e a preservação histórica, com inaugurações como o Estúdio Riachuelo”, destacou Eduardo Pimentel.

Participaram do encontro os empresários Iva Kawan (Lojas Safira), Gilbert Paz (Supermercados Matriz), Ismail Yousef (Isma Modas), Rafael Kimura (Doces Generoso), Luzineide Cardoso (Lojas Beija Flor), Eduardo Trifan (Casa Edith) e Valter Lengler (Restaurante Nonna Giovanna).

“Sabemos do esforço da Prefeitura em promover ações para recuperar o Centro. Mas pedimos reforço permanente em áreas como segurança”, salientou Eduardo Trifan, atual proprietário da centenária Loja Edith, referência em moda masculina no Centro desde 1917.

Valter Lengler, proprietário do tradicional restaurante Nonna Giovanna, também reconheceu o compromisso da gestão Eduardo Pimentel de promover o redesenvolvimento do Centro. “O prefeito abriu um canal permanente com todos os setores que integram o Centro”, reforçou ele. Lengler ainda convidou o prefeito a visitar o estabelecimento, há mais de 30 anos na Rua São Francisco, que tem como carro-chefe o concorrido bife à parmegiana.

Veja iniciativas do Curitiba de Volta ao Centro já em andamento

  • Domingo no Centro: famílias estão de volta ao calçadão da Rua XV.
  • Operação Centro Seguro: redução de 9,26% nas ocorrências no bairro com as ações de policiamento ostensivo e preventivo de 390 agentes de segurança e 120 viaturas (GM, PM, Penal e Civil).
  • Operação Checkout: fiscalização periódica, realizada pela GM, Meio Ambiente, Polícia Civil, Vigilância e Copel, em hotéis, pensões e estabelecimentos comerciais no Centro, com o objetivo de reforçar a segurança e as medidas de saúde pública. 
  • Operação Cabo Seguro: para combater furto de cabos e fios de cobre, ação integrada da Guarda Municipal e do Departamento de Inteligência da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, em parceria com as polícias Civil, Militar e Penal.
  • Pessoas em situação de rua: viaturas e 50 servidores percorrendo diariamente o Centro, oferecendo atendimento pela rede de acolhimento e ressocialização.
  • Ruas mais iluminadas: 92 ruas receberam 1.900 lâmpadas de LED melhorando a sensação de segurança.
  • Novos comércios: 427 pedidos de abertura aprovados pela Prefeitura no Centro (jan/jun).
  • Revitalização e apoio ao restauro de imóveis históricos: a Prefeitura já restaurou o Estúdio Riachuelo e está renovando o casarão histórico que será a nova sede do Centro de Referência Afro de Curitiba (Creafro) Enedina Alves Marques..