O programa Emprego nos Terminais começou na segunda-feira (22/9) e em apenas dois dias realizou 4.349 atendimentos. Desse total, 1.024 resultaram em encaminhamentos para entrevista, com potencial contratação mediata.
A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) em parceria com a Urbs. Até sexta (26/9), 35 empresas participam da iniciativa e oferecem 3.577 vagas ao longo da semana. Somadas às 2.100 disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (Sine) municipal, o total chega a 5.677 oportunidades.
Cada terminal de ônibus da cidade conta com até cinco empresas ofertando vagas das 7h às 13h, com possibilidade de contratação imediata. As triagens e entrevistas são feitas no local, o que torna o processo mais ágil e amplia as chances de quem busca recolocação no mercado.
Para o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, os resultados mostram a importância de aproximar as oportunidades de quem mais precisa.
“Estamos transformando a espera pelo ônibus em uma chance real de mudar de vida. No terminal a pessoa pode fazer uma entrevista, conseguir um emprego e dar início a um novo ciclo. É um movimento que não beneficia apenas quem participa, já que muitos trabalhadores estão chamando amigos e conhecidos para aproveitarem a oportunidade”, destacou Martins.
Como participar
Para ter acesso ao serviço, basta comparecer a um dos terminais de ônibus entre os dias 22 e 26 de setembro. É necessário apresentar documento com foto, CPF, carteira de trabalho (física ou digital) e currículo atualizado.
No caso dos trabalhadores que utilizam o benefício Tarifa Zero a Caminho do Emprego, também será necessário ter o cartão-transporte da Urbs na categoria Usuário. A recarga será realizada em uma das unidades do Sine de Curitiba, localizadas nas Ruas da Cidadania, ou no Sine Móvel. O trabalhador poderá utilizar normalmente a integração dos terminais.