Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Desenvolvimento

Embaixador da Holanda conhece o Bairro Novo da Caximba

O projeto do Bairro Novo da Caximba terá a vertente de desenvolvimento econômico como objeto de estudo por especialistas holandeses. A ideia foi tratada nesta quinta-feira (2/5), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em reunião do prefeito Rafael Greca com o embaixador da Holanda no Brasil, Kees Van Rij. Foto: Divulgação/IPPUC

O projeto do Bairro Novo da Caximba terá a vertente de desenvolvimento econômico como objeto de estudo por especialistas holandeses. A ideia foi tratada nesta quinta-feira (2/5), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em reunião do prefeito Rafael Greca com o embaixador da Holanda no Brasil, Kees Van Rij.

“Podemos desenvolver uma espécie de Holambra Social, como suporte à renda das famílias que vivem na região. Uma fazenda urbana social com arranjo econômico para a plantação de flores em Curitiba”, disse Greca.

Segundo o diplomata holandês, o projeto será encaminhado para análise por especialistas, sob a ótica da possibilidade de uma parceria. “É uma boa ideia a Holambra Social. Não há como prometer nada de imediato, mas iremos encaminhar o projeto para estudo por especialistas, na área agriculturável próximo à água”, explicou.

O prefeito também destacou o desenvolvimento do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da cidade. Neste campo, Kees Van Rij citou investimentos com capital holandês em Curitiba na área de tecnologia de alimentos e nutrição, na empresa Granotec, e interesse em potencializar parcerias na capital e no Paraná nas áreas de agricultura, tecnologia para a inovação, conhecimento e energias renováveis.

Primeira visita

Esta é a primeira visita a Curitiba do representante diplomático do Reino dos Países Baixos no Brasil. Ele está na cidade para o encontro nacional de cônsules da Holanda que acontece nesta semana.

Van Rij Muito se diz impressionado com a cidade. Durante o feriado, ele fez visitas e destacou o Centro Histórico, o Museu Oscar Niemeyer e o Bosque do Papa. “Fiquei impressionado com a enorme quantidade de pessoas em visita ao museu. Foi muito interessante. Já o Bosque do Papa, pequeno memorial da imigração polonesa, foi um ambiente que fez recordar a minha terra, um local com um toque europeu”, disse.

Van Rij é o representante da Holanda no Brasil desde agosto de 2018. Anteriormente, trabalhou como diplomata em Bruxelas e em Haia, no Peru e na Coréia do Sul. De 1994 a 1997, foi secretário particular da rainha e do príncipe dos Países Baixos.

Participaram da reunião o cônsul honorário para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Robert Willem Ruijter, o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó, e a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi.