Ir para o conteúdo
Diálogo

Em conversa com servidores, Prefeitura de Curitiba confirma realização de concurso público para dez carreiras

A revisão das leis do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores para tornar as carreiras mais atrativas será feita após as reuniões com os sindicatos previstas, pelo menos, até setembro.

Reunião entre representantes da Secretaria de Gestão de Pessoal e Sismuc para tratar de temas relacionados aos servidores do Ippuc. Curitiba, 25/08/2026. Foto: Isabella Mayer/SECOM

A Secretaria de Gestão de Pessoal (SMGP) confirmou, nesta terça-feira (25/8), a realização de concurso público para dez carreiras para suprir as necessidades das secretarias e órgãos da Prefeitura de Curitiba. A informação foi dada aos representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), durante reunião de negociação realizada no Departamento de Saúde Ocupacional, no Centro Cívico.

A reunião faz parte da série de encontros entre sindicatos e Prefeitura. Esta foi destinada à discussão das pautas apresentadas pelos servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

De acordo com a superintendente da SMGP, Silvia Cherubin, foi aprovada a realização de concurso para as seguintes carreiras: Agente Administrativo, Analista Administrativo, Analista de Finanças, Assistente Social, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Contador, Engenheiro Civil, Fiscal, Fiscal de Obras e Posturas e Procurador. A Secretaria trabalha na preparação das etapas que antecedem o lançamento do edital.

A representante da SMGP destacou a preocupação da secretaria com a necessidade de servidores nas diversas áreas. E informou que, neste momento, não há previsão de concurso para a carreira de Arquiteto.

Assédio

Outro tema destacado durante a reunião foi o assédio no ambiente de trabalho. Silvia informou que o Departamento de Saúde Ocupacional está estruturado para trabalhar o tema com os servidores. 

A chefe do Núcleo Central, Ailema Ihon, observou a importância do acolhimento dos servidores vítimas de assédio pela equipe do Departamento de Saúde Ocupacional, a partir das denúncias registradas.

Silvia sugeriu a realização do programa Encontro com o Servidor no Ippuc, para tirar as dúvidas, conforme os temas mais importantes para os servidores do Instituto.

Revisão dos planos

A superintendente lembrou aos representantes do sindicato que, após a etapa de reuniões com os sindicatos que representam os servidores, que se estenderá pelo menos até setembro, a equipe técnica da SMGP fará a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores da Prefeitura de Curitiba, que compreende seis leis

“Sabemos da importância de retermos os servidores que ingressam no quadro. Queremos que a carreira seja atrativa”, declarou.