Ir para o conteúdo
banner

Prestação de contas

Em audiência pública, Saúde destaca transformação digital e as entregas do Plano de Governo

Apresentação aos vereadores aconteceu nesta terça-feira (26/5), com o detalhamento das ações e serviços executados no 1º quadrimestre

Prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde na Câmara. Na imagem, secretária de Saúde Tatiane Filipak. Curitiba, 25/05/2026. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

A secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, apresentou nesta terça-feira (26/5) o relatório do 1º quadrimestre de 2026 na Câmara Municipal de Curitiba. Durante a audiência, foi possível detalhar o orçamento aplicado e as ações e serviços públicos de saúde executados nos quatro primeiros meses do ano, que atingiu 15,19% das receitas correntes líquidas do município aplicadas na área.

Acompanhada por sua equipe gestora, Tatiane destacou as entregas previstas no Plano de Governo do prefeito Eduardo Pimentel e os projetos de transformação digital em andamento na cidade.

“Após um ano e meio de gestão, é com satisfação que apresentamos à população os resultados alcançados. Além das ações cotidianas, Curitiba está implementando uma transformação digital na área da saúde, integrando atendimento presencial e digital, com foco na ampliação de acesso do cidadão”, disse Tatiane.

Segundo a secretária, o propósito da gestão municipal é a proteção de 1,8 milhão de vidas curitibanas, estimativa populacional do IBGE para a capital. No entanto, Curitiba registra quase 2,2 milhões de cadastros definitivos, o que mostra a complexidade do sistema público de saúde municipal.

Ecossistema digital de cuidado

Entre os projetos de saúde digital, a secretária elencou a evolução do sistema municipal encabeçado pela Central 3350-9000 e pelo aplicativo Saúde Já aliados a soluções que estão sendo implementadas na rotina das equipes.

Premiada em congresso nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a implementação de dez centrais distritais de telemonitoramento de pacientes crônicos foi um dos exemplos do ecossistema digital de cuidado. As centrais contam com médicos e enfermeiros que monitoram a situação de saúde dos pacientes hipertensos cadastrados nas unidades de saúde para, por telefone ou vídeo, verificar o quadro de saúde a intervir sempre que necessário, seja para indicação da necessidade atualização de exames, renovação de receitas ou adequação do plano de cuidados.

Outro projeto inovador que está em fase de implantação é uma solução de inteligência artificial no prontuário eletrônico da SMS para auxiliar os profissionais da atenção primária a encaminhar solicitações à atenção especializada.

Segundo Tatiane Filipak, em breve a Prefeitura de Curitiba vai lançar o projeto de consultórios digitais na atenção primária, com o objetivo de ampliar ainda mais o acesso da população ao acolhimento e humanização nas unidades de saúde com atendimento médico virtual e apoio digital da equipe.

Plano de Governo

Entre as entregas previstas no Plano de Governo, a secretária destacou a parceria com o Governo do Estado para construção do novo Hospital Bairro Novo, a 110ª unidade de saúde da cidade, na Matriz, a futura UPA Santa Felicidade, o ambulatório Encantar Sul, no Pinheirinho, entre outros projetos lançados pelo prefeito Eduardo Pimentel durante as comemorações do aniversário de Curitiba, em março.

Força de trabalho

A SMS conta com 10.861 profissionais contratados, sendo 5.886 servidores públicos estatutários e 4.975 empregados públicos contratados pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas). No primeiro quadrimestre, foram executadas mais de 11,4 mil horas de educação permanente e executada pesquisa inédita de saúde mental para os servidores, ferramenta que vai permitir novas políticas preventivas de recursos humanos.


Destaque

Entre os destaques apresentados, Tatiane Filipak lembrou o impacto dos acidentes de trânsito no sistema de saúde. O custo para amparar vítimas de trânsito em Curitiba, levando em conta apenas os hospitalares, atingiu R$ 37,1 milhões em 2025. “São recursos que poderiam ser direcionados para ampliar a assistência à saúde, mas acabam sendo usados para socorrer vítimas do trânsito, uma história que infelizmente se repete todos os anos”, avalia a secretária.


Doenças respiratórias

Tatiane Filipak também chamou a atenção dos vereadores para o período de maior risco para síndromes respiratórias e necessidade de que todos incentivem a população a se vacinar.

“A vacina influenza está disponível para os mais vulneráveis nas 109 unidades de saúde. São as pessoas que podem desenvolver casos graves e até óbitos. A vacina é nossa melhor proteção”, destacou.

Apoio legislativo

A audiência pública foi conduzida pelo presidente da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Câmara, vereador Sidnei Toaldo, com a participação dos demais membros da comissão: vereadores Meri Martins, Carlise Kwiatkowski e Mauro Bobato. A prestação de contas é um rito obrigatório, previsto na lei complementar federal 141/2012.

Tatiane Filipak agradeceu o apoio do legislativo aos projetos em desenvolvimento no SUS Curitiba. “Os resultados que apresentamos hoje são fruto do compromisso inabalável dos nossos servidores e do apoio fundamental desta Casa Legislativa. Juntos, construímos a saúde do futuro”, declarou a secretária.

Também estiveram na audiência a equipe gerencial da Secretaria Municipal da Saúde: a superintendente Executiva, Flávia Adachi; a superintendente de Gestão em Saúde, Jane Sescatto; a diretora de Atenção à Saúde, Viviane Gubert; a diretora de Atenção Primária à Saúde, Juliana Henckle; a diretora de Vigilância em Saúde, Francielle Dechatnek; o diretor do Centro de Epidemiologia, Alcides de Oliveira; a diretora de Urgência e Emergência, Keity Arias; a diretora do Centro de Controle, Avaliação e Auditoria, Juliana de Pinho Costa Oliveira; o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz; e os supervisores dos distritos sanitários.