Para tornar mais rápido e eficiente o processo de avaliação dos estudantes, a rede municipal de ensino de Curitiba ganhou uma nova ferramenta, a Avaliação de Aprendizagem dos Estudantes de Curitiba (Avec). O novo sistema substitui as antigas planilhas de excel e otimiza o processo avaliativo.
Até o dia 26/10, o acesso estava liberado para os gestores e, a partir desta segunda-feira (27/10), os professores terão acesso ao sistema.
O secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, explica que o novo sistema facilita o trabalho dos professores e gestores, que podem acompanhar os dados com praticidade, nos tablets.
“O sistema vai atender cerca de 72 mil estudantes e será acessado por mais de 8 mil profissionais da educação, permitindo o preenchimento direto das avaliações com mais segurança, agilidade e transparência”, explicou.
As pedagogas multiplicadoras dos dez Núcleos Regionais da Educação já receberam formação sobre a ferramenta e repassarão as orientações às unidades educacionais, garantindo o uso efetivo da nova ferramenta.
Funcionalidades
Na Educação integral, o sistema traz fluxos específicos, criação de oficinas e indicadores personalizados.
“Agora os profissionais da educação poderão preencher simultaneamente as avaliações de diferentes componentes curriculares sem risco de erros ou desconfigurações”, pontuou o secretário.
Alguns complementos do sistema incluem considerações descritivas por critério, professores podem complementar observações descritivas para cada critério avaliado por cada estudante, permite complementar avaliações sem alterar critérios já lançados, e a disponibilidade para o ensino regular e a Educação integral.