A educação municipal de Curitiba recebeu reconhecimento internacional no início de 2026 ao conquistar o prêmio Green World Awards 2026, na categoria Environmental Improvement (Melhoria Ambiental) com destaque na categoria Construção Sustentável, no setor Educação.
O Green World Awards é uma premiação realizada pela Green Organization, uma organização internacional independente e sem fins lucrativos voltada ao meio ambiente, que desde 1994 é dedicada a reconhecer, premiar e promover práticas ambientais em todo o mundo.
O reconhecimento foi concedido ao projeto “Green and Acclimatize Schools: Sustainable Educational Environment of Curitiba” (Escolas Verdes e Climatizadas: Ambiente Educacional Sustentável de Curitiba), projeto desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal da Educação que evidencia o papel da construção sustentável no ambiente educacional, ao promover espaços mais saudáveis, eficientes e preparados para os desafios climáticos.
“Receber esse prêmio mostra que Curitiba está no caminho certo. É o reconhecimento de um trabalho que une educação e sustentabilidade, com ações que fazem diferença na vida das pessoas e impactam a cidade muito além da sala de aula”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
O projeto
Criar espaços com conforto térmico sem abrir mão da sustentabilidade é um dos desafios da atualidade e é o trabalho desenvolvido pelo projeto curitibano premiado. O Escolas Verdes e Climatizadas prevê a reforma de 41 instituições de ensino de Curitiba, entre escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e impactar uma média de 98 mil estudantes e profissionais. 14 reformas já estão em andamento.
O projeto foi construído levando em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e contou com estudos para a seleção das instituições, materiais resilientes, métodos inovadores para encontrar soluções que se adequem à natureza já presente nos lugares, para evitar o corte de árvores, por exemplo.
Também integra o projeto a climatização das escolas com ar-condicionados de baixo uso energético e sistema automatizado, que previne quedas de energia por sobrecarga. O foco da iniciativa é investir diretamente na qualidade de vida dos estudantes, profissionais da educação e comunidades escolares.
Para o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, a participação no Green World Awards vai além da conquista de um prêmio. "Nossa preocupação em investir em escolas mais sustentáveis, confortáveis e eficientes reflete diretamente no aumento da qualidade de ensino e desenvolvimento integral dos nossos estudantes. Nossa gestão cuida das pessoas, valoriza os profissionais da educação e utiliza a sustentabilidade como ferramenta pedagógica, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e ao futuro que queremos construir para uma sociedade mais consciente”, afirmou o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.
Prêmio
Os projetos submetidos ao Green World Awards são avaliados por um corpo de jurados independentes, especialistas nas áreas ambiental e técnica, que analisam critérios como benefício ambiental e social, inovação, impacto econômico, evidências mensuráveis e potencial de replicação por outras instituições.
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 13 de abril de 2026, no País de Gales, reunindo projetos de destaque de diversos países, avaliados por especialistas reconhecidos internacionalmente.