Ir para o conteúdo
Sessão Solene

Eduardo Pimentel presta homenagem ao Instituto de Engenharia do Paraná pelos seus 100 anos

Eduardo Pimentel participa de sessão solene pelos 100 anos do Instituto de Engenharia do Paraná. Curitiba, 05/02/2026. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, fez questão de levar seu abraço aos engenheiros e engenheiras de Curitiba e do estado, nesta quinta-feira (5/2), na abertura da Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Curitiba em homenagem aos 100 anos do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).

A homenagem, proposta pelo presidente da casa, vereador Tico Kuzma, valoriza a história da mais antiga das entidades de engenharia do Paraná e a terceira do país.

Pimentel destacou a importância da entidade, reconhecida como a casa da engenharia no Paraná e que “há 100 anos vem construindo caminhos e transformando ideias em progresso”.

“Não é todo dia que uma entidade faz 100 anos. Uma instituição consolidada, forte e que ajudou no desenvolvimento do nosso Paraná. Se Curitiba é o que é, deve aos engenheiros do Paraná. Uma entidade que sempre se colocou à disposição para consulta, para apoio, para execução” declarou Eduardo Pimentel.

“Curitiba tem uma capacidade muito forte de planejar, todos sabem, mas a nossa maior característica é tirar o planejamento do papel, é colocar o projeto de pé, a obra de pé e quem faz isso são os engenheiros da nossa cidade”.

Administrador de formação, Eduardo Pimentel lembrou que assumiu a Secretaria Municipal de Obras Públicas na gestão em que foi vice-prefeito de Rafael Greca e sempre foi muito bem recebido no IEP.

“Estive lá algumas vezes para discutir o planejamento, mostrar a execução e o planejamento de obras e sempre fui recebido com muito carinho e respeito”, lembrou o prefeito.

“Eu quero fazer um pedido: que o IEP continue sendo o braço técnico e executor da nossa cidade, discutindo o projeto, o plano diretor, a lei de zoneamento daqui a uns anos, fiscalizando, apoiando e fortalecendo as nossas obras. Que a renovação e o trabalho continuem, e que o IEP esteja ao nosso lado, continue sendo a nossa bússola de discussão para o crescimento dos próximos 20 anos da nossa cidade”, finalizou Eduardo Pimentel, parabenizando todos os profissionais de engenharia do Paraná.

História

Fundado em 6 de fevereiro de 1926, o IEP é fruto da iniciativa de um grupo de engenheiros em busca de uma entidade que defendesse os interesses da categoria, em uma época em que não havia legislação que regulasse a profissão e o exercício da engenharia era muitas vezes feita por leigos, práticos e até curiosos. A partir da atuação do IEP, foram criados leis e decretos que são a origem da regulamentação do exercício profissional da engenharia.

Homenageados

Durante a sessão solene foram homenageados nove ex-presidentes da entidade, que exerceram a função desde 1967. São os engenheiros Véspero Mendes (1967 a 1969); Ney Fernando Perracini de Azevedo (1987 a 1993); Gilberto Piva (2001 a 2005); Jaime Sunye Neto (2009 a 2013); Cassio José Ribas Macedo (2013 a 2015); José Rodolfo de Lacerda (2017 a 2019); Horácio Hilgenberg Guimarães (2019 a 2021); José Carlos Dias Lopes da Conceição (2023 a 2025); e Nelson Luiz Gomez (2015 a 2017 / 2021 a 2023 / 2025 a 2027).

Presenças

Também participaram da sessão solene o vereador Serginho do Posto, líder do prefeito na Câmara; os secretários municipais de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, e do Urbanismo, Almir Bonatto; o ex-governador Orlando Pessuti; o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Nelson Luiz Gomez; o ex-diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek; além de diretores do Instituto de Engenharia do Paraná e convidados.