Curitiba é uma cidade com economia diversificada e infraestrutura consolidada e está pronta para receber investimentos de empresas estrangeiras.
O assunto foi tema de conversa nesta quarta-feira (21/1), em Roma, entre o prefeito Eduardo Pimentel e o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca de Souza.
O compromisso integra a agenda do prefeito na missão oficial de Curitiba na Itália, em comemoração ao Bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé.
Referência internacional
Curitiba tem um ambiente promissor para novos negócios e aportes financeiros internacionais. Premiada em três rankings internacionais de cidades inteligentes, a capital paranaense é referência internacional em planejamento urbano e pelos seus programas de inovação, sustentabilidade, transporte público, qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
“Conversamos sobre o cenário nacional e internacional, as oportunidades de negócios e culturais entre Roma, a Itália e a cidade de Curitiba, e eu coloquei a nossa cidade à disposição para investimentos internacionais. Falamos do franco desenvolvimento na área de tecnologia, inovação e data centers, a transformação que temos feito na boa geração de empregos na nossa cidade e as oportunidades que Curitiba traz”, disse o prefeito curitibano.
OUÇA AQUI
Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba
Para o embaixador, Curitiba e o Brasil têm muito a ganhar com o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, que irá integrar 720 milhões de pessoas e somará um PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 22 trilhões.
“Eu acho que o acordo da União Europeia com o Mercosul - embora hoje a gente tenha tido um revés que o acordo foi levado para a corte para a avaliação - pode ter um impacto não somente nos estados agrícolas, mas também naqueles que são fabricantes de equipamento, porque hoje é uma cadeia produtiva”, previu o embaixador.
OUÇA AQUI
Renato Mosca de Souza, embaixador do Brasil na Itália.
Eduardo Pimentel também falou que a cultura é um eixo estruturante de Curitiba, citando a participação da Camerata Antiqua nas celebrações do bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé.
“Além disso, temos um intercâmbio cultural forte. Estamos aqui para acompanhar também as comemorações dos 200 anos da relação entre o Brasil e o Vaticano. Nessa sexta-feira, dia 23, será a primeira das três apresentações da nossa Camerata Antiqua de Curitiba, na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde terão início essas comemorações”, frisou o prefeito.
OUÇA AQUI
Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba
Missão na Itália
Nesta quarta-feira, além do encontro com o embaixador Renato Mosca de Souza, Eduardo Pimentel também participou de uma agenda com o papa Leão XIV, no Vaticano.
A agenda oficial do prefeito Eduardo Pimentel em Roma (Itália) e Vaticano segue até o dia 24 de janeiro e inclui encontros com autoridades italianas, entre elas o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, e da Santa Sé, bem como com embaixadores brasileiros e com representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O Bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé está sendo celebrado com uma grande programação cultural, acadêmica e artística, com destaque para atividades realizadas na cidade de Roma. A programação contempla exposições, apresentações musicais e audiovisuais, seminários acadêmicos e o lançamento de publicações comemorativas.
Missa na Basílica Papal
Um dos momentos centrais das comemorações do bicentenário será a Missa Solene de Ação de Graças, no dia 23 de janeiro, às 16h, na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em Roma. A celebração será concelebrada pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, pelo presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Jaime Spengler, por cardeais brasileiros e demais membros da presidência da CNBB. O rito litúrgico contará com acompanhamento musical da Camerata Antiqua de Curitiba, com repertório baseado na obra sacra do compositor barroco brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia.