O prefeito Eduardo Pimentel recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (12/08), o arquiteto e urbanista argentino Alfredo Garay. Eles conversaram sobre experiências em planejamento urbano e a revitalização de áreas históricas das cidades. Eduardo explicou as ações do programa Curitiba de Volta ao Centro e como várias destas iniciativas foram inspiradas pelo trabalho que Garay desenvolveu na região de Puerto Madero, antiga área portuária de Buenos Aires, que se tornou uma das mais valorizadas da capital argentina.
O prefeito contou que o programa engloba iniciativas em infraestrutura, segurança, turismo, comércio, moradia e todos os fatores para que a população possa viver, fazer comércio e trabalhar na região central de Curitiba com maior qualidade. ”Estamos fazendo, junto com toda a sociedade, um trabalho muito grande para atrair as empresas, os comércios e as famílias para trazer um ciclo de desenvolvimento para o Centro da cidade”, afirmou Eduardo.
Alfredo Garay comentou que um empreendimento deste porte exige uma ação conjunta tanto do poder público, da academia, da iniciativa privada e de toda a comunidade. Também falou que Buenos Aires também passa por desafios semelhantes a Curitiba, como a eletrificação do transporte coletivo, a criação de moradias sociais e modernizar a cidade sem perder ou descaracterizar seu patrimônio histórico.
Semana do Patrimônio Cultural
O urbanista está em Curitiba para participar da Semana Internacional do Patrimônio Cultural. O evento segue até sexta-feira (15/8), com palestras, cursos e visitas guiadas sobre patrimônio histórico material e imaterial. Esta é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) em parceria com a Arco.it (Associação de Restauradores e Conservadores de Bens Culturais).
Acompanhando o arquiteto na visita ao prefeito estavam o presidente da FCC, Marino Galvão Junior, o secretário municipal de Urbanismo, Almir Bonatto, a presidente da Arco.It, Tatiana Zanelatto Domingues, e técnicos da Prefeitura de Curitiba.