Ir para o conteúdo
banner

É de graça

Documentário sobre Pirata Zulmiro estreia na Cinemateca nesta quarta

Filme narra a trajetória de Francis Hodder, um pirata que teria fugido para Curitiba após acidentalmente matar um oficial superior na Marinha Real Britânica

Documentário sobre Pirata Zulmiro estreia na Cinemateca.

 

Uma história inacreditável de piratas e tesouros escondidos por séculos, o filme O Legado do Pirata Zulmiro estreia nesta quarta-feira (9/3) na Cinemateca de Curitiba. O filme, que será exibido em três sessões (às 19h, 20h e 21h), com entrada gratuita, trata de uma das figuras lendárias da cidade: Zulmiro, um pirata irlandês que teria vivido em Curitiba e escondido um valioso tesouro.

Produzido no formato de documentário, o filme é em grande parte baseado no livro A Verdadeira Ilha do Tesouro: As Crônicas do Pirata Zulmiro, escrito em 2019 por Marcos Juliano Ofenbock, que passou 15 anos pesquisando a vida do pirata, reunindo uma extensa quantidade de documentos que comprovariam a existência do personagem. 

A história

Segundo Marcos, que é também produtor e narrador do filme, Zulmiro teria nascido em 1799 em Cork, na Irlanda, com o nome de Francis Hodder, e morrido em Curitiba em 1889, sendo sepultado no Cemitério Municipal com o nome de João Francisco Inglez, aos 90 anos de idade. 

Enquanto morava em Curitiba, onde hoje é o bairro do Pilarzinho, Hodder teria sido visitado por um inglês chamado Edward Young, a quem contou toda a sua história. Anos mais tarde, depois da morte do ex-pirata, Young passou a publicar a história de Zulmiro em uma série de cartas ao Jornal do Brasil.

Filho de uma família nobre inglesa, Hodder teria fugido para a América após acidentalmente matar um oficial superior na Marinha Real Britânica, se tornando então parte da tripulação de um navio negreiro, se amotinando, e virando um pirata com nome de Zulmiro. Por volta de 1830, ele fugiu para Curitiba, onde viveu até a sua morte.

Pirata de Curitiba

O diretor do filme, Estevan Silveira, já estava interessado em fazer algum filme baseado na história de Zulmiro, mas foi quando leu o livro de Marcos Juliano que decidiu como. “Quando li o livro me decidi pelo formato que a gente iria fazer, como iríamos contar essa história”, explica Silveira.

Além de reunir documentos e recortes de jornais, o documentário traz também entrevistas inéditas com os bisnetos de Edward Young, que moram em Santos (SP), e os tataranetos de Zulmiro, que hoje residem no município de Campo Mourão, interior do Paraná. 

Outros colaboradores são os netos do professor Frederico da Silva Ramos, que comandou a primeira expedição à Ilha da Trindade, onde Zulmiro e seu bando teriam enterrado um grande tesouro; Adam Patterson, cônsul honorário do Reino Unido no Paraná; e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

O diretor ressalta como as informações contidas no documentário transformam aquilo que, originalmente, era apenas uma lenda urbana da cidade, em algo mais sólido e real. “Esta é uma lenda que se torna realidade e que coloca Curitiba no epicentro de uma das maiores histórias de piratas do mundo”, concorda Ofenbock.

Em maio, o filme será exibido no Consulado Geral do Reino Unido em São Paulo, legendado em inglês, e será disponibilizado na íntegra no YouTube, logo depois da exibição na Cinemateca.

Serviço: O Legado do Pirata Zulmiro

Data: quarta-feira (9/3), às 19h, 20h e 21h
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 - São Francisco)
Entrada de graça, por ordem de chegada