O tempo ajudou, a saudade apertou e cerca de 600 pessoas participaram da festa junina do Clube da Gente Santa Felicidade – a primeira realizada nas regionais da Prefeitura desde o início da pandemia de covid-19, há pouco mais de dois anos. O comparecimento superou a expectativa da equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), responsável pelo evento, de até 200 convivas.
Na próxima semana será a vez das festas juninas das Regionais CIC e Matriz, no dia 22, e Cajuru, no dia 25. A programação segue até o começo de julho. Como a de Santa Felicidade, estas também serão abertas ao público e integram a programação Inverno Curitiba 2022.
“Era muita saudade. Nós todos ficamos tristes por esse tempo longe da nossa rotina. Agora é aproveitar”, disse Teresinha Jaci Mrzyglod, de 68 anos, que foi à festa de Santa Felicidade acompanhada pela neta, Beatriz Mrzyglod, de 7. As duas são alunas da Smelj. Enquanto a avó faz hidroginástica e ginástica nos espaços esportivos da Prefeitura, a neta frequenta as aulas de balé.
Alegria solidária
Além de compareceram caracterizadas para a festa, Teresinha e Beatriz levaram um bolo Favo de Mel para tornar ainda mais farta e colorida a mesa de quitutes. Muitos participantes fizeram o mesmo, levando caprichados bolos salgados e doces feitos em casa, entre outras delícias. Com a ajuda de apoiadores, a Smelj ofereceu pipoca, quentão sem álcool, paçoca e refrigerante.
Idosos que frequentam as unidades da Fundação de Ação Social (FAS) e as atividades da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) também participaram da festa, além de vizinhos e familiares dos alunos do local. Foi o caso de Luana Menegusso de Souza. Ela é mãe das gêmeas Lívia Caroline e Laura Beatriz, de 7 anos, que estudam na Escola Municipal Foz do Iguaçu e fazem aulas de balé no Clube da Gente. As duas meninas estavam na Quadrilhinha do Balé.
Tradição com novidade
Além desta e de outras brincadeiras tradicionais das festas juninas, houve uma atração diferente. Com bicicletas usadas nas aulas da Escolinha de Triathlon caracterizadas como cavalos, seis alunos da modalidade esportiva oferecida no Clube da Gente Santa Felicidade e apoiada pela Volvo disputaram o concurso para eleger o animal mais bonito. Acabaram empatados.
Serviço: festas juninas das regionais
22/6
CIC
Horários:
Das 9h às 12h – para crianças
Das 14h30 às 17h – para adultos
Local: Centro de Iniciação ao Esporte CIC (Rua Sebastião Ribeiro Batista, 152)
Matriz
Horário: 14h às 17h30
Local: Centro de Esportes e Lazer Dirceu Graeser - Praça Oswaldo Cruz (Rua Brigadeiro Franco, em frente ao Shopping Curitiba)
Tatuquara
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Esporte e Lazer Santa Rita (R. Carlos Munhoz da Rocha, 620 – Tatuquara)
25/6
Cajuru
Horário: 15h às 21h
Local: Rua da Cidadania (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150)
O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover a cidade como destino turístico. Reúne atividades culturais, gastronômicas, de economia criativa, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba.