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Equipes fazem a topografia para obras da Linha Verde

A implantação da Linha Verde, conjunto de obras que vai transformar a antiga BR 116 numa grande avenida e importante corredor de transporte, começa pelo levantamento topográfico. Com um moderno equipamento de leitura de ângulos e distâncias que funciona a laser - a estação total - as equipes conferem todas as informações técnicas do projeto que vai transformar este trecho da BR num imenso canteiro de obras. Curitiba, 15/01/2007 Foto: Ivan Bueno/SMCS

A implantação da Linha Verde, conjunto de obras que vai transformar a antiga BR 116 numa grande avenida e importante corredor de transporte, começa pelo levantamento topográfico. Com um moderno equipamento de leitura de ângulos e distâncias que funciona a laser - a estação total - as equipes conferem todas as informações técnicas do projeto que vai transformar este trecho da BR num imenso canteiro de obras.

Nesta segunda-feira (15) o serviço começou a ser feito por um dos consórcios responsáveis pela supervisão das obras, o consórcio Dalcon (Curitiba) - Geribello (São Paulo), na avenida Santa Bernadethe e na antiga BR 116.

Já os consórcios que venceram a licitação internacional para fazer as obras da Linha Verde estão se preparando para começar o serviço no local. É o período de mobilização, necessário para a instalação dos canteiros de obras, contratação de pessoal, providências em relação aos equipamentos necessários e a logística.

O consórcio responsável pelo primeiro lote das obras desde o Terminal Pinheirinho até a avenida Santa Bernadethe é formado pelas empresas Delta, do Rio de Janeiro, e Redram, de Curitiba.

O segundo lote abrange o trecho que vai do binário e da estação Santa Bernadethe até o bairro Jardim Botânico, 200 metros antes do viaduto da BR 277, próximo à Universidade Federal do Paraná (logo depois da passarela de pedestres) e será feito pelo consórcio formado pela Camargo Correa, de São Paulo, e a curitibana Empo.

O começo - As primeiras obras deverão ser a pista local, da rua Nicola Pelanda, no lado leste do bairro Pinheirinho, até a avenida Winston Churchill, à oeste, também no Pinheirinho, e o Binário Santa Bernadethe, no trecho do cruzamento com a rua Maestro Francisco Antonelo até a antiga BR 116. Já estava em obras desde o mês de setembro, o trecho do Binário Santa Bernadethe da Avenida da República até a rua Maestro Francisco Antonelo.

As ruas locais fazem parte do sistema trinário que será implantado em toda a Linha Verde. Elas permitirão o acesso ao comércio e às ruas transversais existentes de cada lado da Linha Verde e terão uma faixa em cada sentido além de uma faixa para estacionamento.

Durante todas as obras da Linha Verde, o trânsito na antiga BR 116 funcionará normalmente. Quando a obra estiver acontecendo na pista local não haverá obras nas marginais, que ficarão entre as locais e a canaleta exclusiva para o ônibus, para que não comprometa o tráfego de veículos.