Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Urbs

Cursos de inglês e espanhol para funcionários

Funcionários da Urbs estão tendo a oportunidade de fazer cursos de inglês e espanhol em horários e com custos difereciados, graças a convênio firmado pela empresa com o Senac. Iniciados em setembro, os cursos reúnem 200 alunos nas aulas de inglês básico (modalidade Welcome to Brazil) e regular (Elementary) e 29 de espanhol.

O curso básico de inglês – Welcome to Brazil - tem duração de um ano (120 horas), enquanto o curso regular – Elementary – dura quatro anos ( 480 horas). Já os estudantes de espanhol contam com o curso regular, com carga horária de três anos (360 horas). 

O assistente técnico administrativo da Unidade de Fiscalização do Transporte Coletivo, Sandro Marcio Gonçalves de Oliveira, mostra-se satisfeito com o curso de espanhol. “Gosto do curso, é possível assimilar bem o conteúdo. Como tenho uma base do inglês, optei pelo espanhol por ser algo diferente”, afirma Sandro Oliveira, que apontou a língua como superior à inglesa em nível de dificuldade. “São muitas regras verbais”. Para o assistente técnico, a iniciativa da Urbs é benéfica. “Acho ótimo para o pessoal da parte operacional, em razão não só de atendimento a turistas, mas pelo grande número de técnicos e autoridades estrangeiras que procuram a Urbs”, afirma.

A coordenadora de Recursos Humanos da Urbs, Clementina Regina Barddal, conta que os cursos de idiomas já eram um desejo antigo dos funcionários, principalmente em função das demandas da Unidade de Relacionamento que coordena o atendimento aos visitantes.
“Quando vêm pessoas de outros países, os funcionários precisam saber falar espanhol e inglês para proporcionar um melhor atendimento. Isso sem falar que estamos próximos da Copa do Mundo de 2014, quando o Brasil receberá muitos turistas”, conta.

Só neste ano, a Urbs recebeu, até esta semana, a visita de 100 delegações , 64 delas do exterior. Técnicos da Urbs, por outro lado, participaram, de janeiro a novembro de 30 seminários e encontros técnicos realizados tanto no Brasil quanto no exterior.

Também financeiramente é mais vantajoso para o funcionário estudar pela Urbs, uma vez que o custo fica em torno de 30% dos valores cobrados no mercado. Além da possibilidade de estudar nos intervalos do trabalho, o desconto é um incentivo para que mais funcionários se interessem pelos cursos.

A técnica administrativa da Unidade de Programação Operacional e aluna de espanhol, Cláudia Rodrigues, optou pela língua em razão da grande procura pelo inglês. Ela afirmou gostar do curso e não ter dificuldades em assimilar o conteúdo. Claudia  parte, a técnica também aprovou a parceria Urbs-Senai: “Acho louvável a iniciativa e para mim, até outros cursos poderiam ser ofertados, como o de libras. Para quem trabalha com os setores da Prefeitura é algo muito importante”, concluiu.

O coordenador do Centro de Controle Operacional (CCO), Júlio Paulo de Jesus Panício, é mais um funcionário contente com a parceria. “São várias as facilidades, como o preço, localização, porque dentro da Urbs não gasto com transporte e o horário, que é perfeito, já que existe a contrapartida do funcionário e da empresa”, diz Júlio Panício, que é estudante de inglês regular (Elementary) desde outubro e optou pela língua por qualificá-la como universal. “Gosto muito do curso, apesar de ter a dificuldade de não poder estudar em casa, graças a outros afazeres”, diz o coordenador.

A agente técnica administrativa da Secretaria Geral (SEG), Karen Giovanne Bossardi estuda inglês regular. Ela optou pelo idioma por considerá-lo bonito e pela necessidade de comunicação. “Apesar de não ter muita paciência para aprendê-lo. Sempre digo que eu gostaria de dormir e acordar falando inglês”, admite, em meio a risos, a agente administrativa. Para Karen, o melhor aspecto dessa iniciativa da Urbs é o horário. “Eu saio do trabalho e vou direto para a faculdade e aos sábados fico com meus filhos. Então a flexibilidade de turno é a melhor parte para mim”, conta.
 
Os horários disponíveis para o curso básico de inglês são entre 7h15 e 9h15, 11h e 13h, 12h e 14h, 13h e 15h, 15h e 17h, 17h e 19h e 18h e 20h. Para a modalidade regular do idioma, os horários são entre 11h e 13h e 17h e 19h. No caso do espanhol, os horários disponíveis são entre 7h30 e 9h30 e 12h e 14h. Os horários permitem que o funcionário estude em intervalos de sua escala de trabalho.

A agente administrativa da Urbs, Cristina Machado, conta que o curso é muito bom. Estudante de espanhol desde o dia 12 de setembro, a funcionária assiste as aulas entre 12h e 14h, nas segundas e quartas-feiras. “O curso é bem focado. Gosto da língua e a oportunidade valeu muito a pena”..