Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Conquistas Internacionais

Curitibanas brilham em disputas internacionais com apoio do Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura

A jovem tenista curitibana Flávia Cherobim, atleta do Clube Curitibano e beneficiária do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, conquistou nesta semana o título da Copa Cosat Sub-14, disputada em Bragança Paulista. Foto: Divulgação

Duas jovens atletas curitibanas mostraram ao mundo a força do esporte da capital paranaense nas últimas semanas. Com apoio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, Mariana Vitória Gonçalves, da ginástica rítmica, e Natasha Ferreira, do judô, brilharam em competições internacionais e levaram o nome da cidade ao topo do pódio.

A jovem tenista curitibana Flávia Cherobim, atleta do Clube Curitibano e também beneficiária do Incentivo ao Esporte, conquistou nesta semana o título da Copa Cosat Sub-14, disputada em Bragança Paulista. Com a vitória, Flávia garantiu uma vaga no The U14 Championships, tradicional torneio internacional realizado durante a segunda semana de Wimbledon, na Inglaterra.

Ginástica

Na etapa de Portugal da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, Mariana, de 20 anos, foi peça fundamental na histórica conquista da seleção brasileira: três medalhas de ouro. Natural de Curitiba, a ginasta integra a equipe nacional ao lado de Ana Luiza Franceschi, Barbara Galvão, Duda Arakaki, Maria Paula Caminha e Nicole Pircio — conjunto que mescla experiência olímpica e renovação.

Mariana foi titular na apresentação com cinco fitas e reserva na série mista, embalada pela música Evidências, da dupla Chitãozinho & Xororó, que emocionou o público português.

Judô

No judô, Natasha Ferreira, também beneficiária do programa de incentivo da Prefeitura de Curitiba, subiu duas vezes ao pódio internacional. Em abril, conquistou o título pan-americano sênior na categoria até 48 kg. Já no último fim de semana, garantiu a medalha de bronze no Grand Slam de Astana, no Cazaquistão, somando 500 pontos no ranking mundial e olímpico.

Tênis

A jovem tenista curitibana Flávia Cherobim, atleta do Clube Curitibano e beneficiária do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, conquistou nesta semana o título da Copa Cosat Sub-14, disputada em Bragança Paulista. Com a vitória, Flávia garantiu uma vaga no The U14 Championships, tradicional torneio internacional realizado durante a segunda semana de Wimbledon, na Inglaterra.

“Estamos muito felizes e orgulhosos com os resultados incríveis das nossas atletas apoiadas pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte. Cada conquista coloca Curitiba ainda mais em destaque no cenário esportivo. Esses resultados mostram a força da parceria entre o poder público e os nossos atletas, que representam a cidade com garra e dedicação”, afirmou o diretor de Incentivo ao Esporte da Smelj, Mário Augusto Fontoura Júnior.

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, parabenizou as meninas e afirmou que os resultados são motivo de orgulho para Curitiba e reforçam a importância do investimento público na formação de atletas de alto rendimento.

“Ficamos muito satisfeitos já que com o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, que há mais de duas décadas apoia talentos que representam Curitiba e o Brasil no cenário mundial, elas conseguiram chegar lá. Mariana, Natasha e a Flávia são exemplos claros de como o esporte transforma vidas e gera resultados” afirmou Eduardo Pimentel.

Incentivo ao Esporte

Criado há 23 anos, o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte permite o investimento de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em projetos esportivos e paradesportivos, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smel). Desde sua criação, o programa já apoiou mais de 12 mil projetos, contribuindo com o desenvolvimento do esporte em diferentes modalidades e níveis — do social ao olímpico.

Em 2025, o programa beneficia 641 projetos, sendo 492 atletas e paratletas, 52 técnicos e 97 instituições esportivas e paradesportivas.

“O programa incentiva o atleta, faz com que ele consiga participar de mais torneios, ter uma suplementação melhor e assim desenvolver a sua modalidade e trazer resultados não só pra ele, mas também para Curitiba”, destacou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler.

São mais de 60 modalidades diferentes de esportes favorecidas entre os 641 projetos, somando também categorias de paradesportos. Os beneficiários participam obrigatoriamente de no mínimo quatro projetos de contrapartida pelo incentivo. Neste ano, são nove campanhas: Campanha de Páscoa; Agasalho e cobertores; Atenção ao Idoso; Doe Sangue Pelo Esporte; Tênis Solidário; Ração para Pets; Dia Das Crianças; Alimentos e de Natal.