Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Metodologias inovadoras

Curitiba transforma dados em experiências e reforça liderança em turismo inteligente

Curitiba transforma dados em experiências e reforça liderança em turismo inteligente. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (1/10), o Jardim Botânico recebeu nova edição do encontro da Governança Curitiba DTI, iniciativa que reafirma o protagonismo da capital na adoção de metodologias inéditas para avaliar e aprimorar a experiência turística. A ação marca um passo decisivo para transformar dados em estratégias e consolidar Curitiba como referência nacional em turismo inteligente e sustentável.

Realizado na Sala de Educação Ambiental, o encontro reuniu representantes do setor público e privado, com uma programação que incluiu a apresentação de melhorias no Jardim Botânico alinhadas à estratégia Destino Turístico Inteligente (DTI), a exposição da nova metodologia de aferição da jornada do turista e uma atividade prática de observação em campo.

Metodologia inédita

Um dos destaques da reunião foi a apresentação preliminar e a testagem da Metodologia de Avaliação de Atrativos Turísticos, desenvolvida pela consultoria RealizeHub, em parceria com o Sebrae-PR e o Instituto Municipal de Turismo (IMT). A iniciativa integra o Plano Municipal de Turismo 2024-2030 e busca identificar pontos fortes e fragilidades dos atrativos, além de fornecer diretrizes para ações prioritárias.

Segundo Wellington Medeiros, coordenador do DTI no Instituto Municipal de Turismo, o trabalho representa um marco para o setor. “Curitiba dá um salto ao utilizar ciência de dados e metodologias inovadoras para entender a experiência do visitante. Isso nos permite qualificar a gestão, fortalecer nossa vocação como destino turístico inteligente e oferecer experiências cada vez mais completas e sustentáveis”, destacou.

A metodologia apresentada tem como base a economia da experiência, os fatores críticos de sucesso e os pilares de governança, inovação e criatividade do modelo DTI. Entre as ferramentas utilizadas estão uma ficha avaliativa com mais de 50 itens e um dashboard interativo de Business Intelligence, que facilitará a tomada de decisões estratégicas.