Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Encontro nacional

Curitiba recebe representantes dos regimes próprios de previdência de todo o país

Curitiba recebe representantes dos regimes próprios de previdência de todo o país. Curitiba, 11/08/2022. Foto: Levy Ferreira/SMCS

 

Termina nesta sexta-feira (12/8) a reunião ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), entidade que representa todas as instituições previdenciárias municipais, estaduais, da União e os órgãos de fiscalização e controle, tais como o Ministério do Trabalho e Previdência, os tribunais de contas, além do gestor do regime geral, o INSS.

O encontro realizado em Santa Felicidade começou nesta quinta-feira (11/8) e trouxe à cidade autoridades e especialistas da área previdenciária de todo o país.

O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), Ary Gil Merchel Piovesan, representou Curitiba que, no Conaprev, tem assento como conselheiro titular da Região Sul. Só o Paraná tem 178 municípios com RPPS.

O equilíbrio financeiro e atuarial dos regimes próprios de previdência foi um dos temas debatidos, pois preocupa os especialistas de todo o país que são responsáveis pela gestão dos RPPS e dos recursos de milhares de beneficiários.

“Este é um desafio para todos nós que buscamos permanentemente soluções para a sustentabilidade do sistema com responsabilidade previdenciária”, afirmou Piovesan. A procuradora do IPMC, Majoly Aline dos Anjos Hardy, também participa dos debates do Conaprev.

Os esforços do IPMC para a busca do seu equilíbrio financeiro e atuarial são divulgados permanentemente pelo portal.

No primeiro dia de debates foram discutidos assuntos como compensação previdenciária e regime de previdência complementar para servidores.

Curitiba

O sistema previdenciário dos atuais 26 mil servidores municipais da capital e 15 mil aposentados é garantido pelo IPMC, responsável pelo regime próprio.

Eles também têm a opção da previdência complementar, conforme prevista na Constituição Federal que, em Curitiba, é responsabilidade da Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba CuritibaPrev – Aprev do Servidor.

IPMC e CuritibaPrev integram o sistema de seguridade, do qual o plano de saúde do ICS (Instituto Curitiba de Saúde) também faz parte.

Em setembro

Durante o encontro, a Associação Paranaense das Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios (Apeprev) convidou os especialistas para o 20º Congresso Previdenciário, que será realizado de 21 a 23 de setembro.