Nesta sexta-feira (31/3), Curitiba entra oficialmente no grupo das Cidades Amigas das Pessoas Idosas. O certificado será entregue ao prefeito Rafael Greca pela representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross Galiano.
O prefeito também assina o decreto que formaliza a criação do Comitê Gestor do Programa Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas. O ato acontece durante as comemorações do 11º aniversário do Hospital Municipal do Idoso.
Cidade Amiga
O processo de certificação começou em dezembro do ano passado, quando as áreas da administração municipal deram início a uma série de reuniões e levantamentos. E seguiram com uma consulta pública com a população com mais de 60 anos.
A capital já conta com uma ampla rede de proteção à pessoa idosa, seja na saúde, com o atendimento domiciliar e o Hospital Municipal do Idoso; ou na segurança social, com o atendimento pela Fundação de Ação Social (FAS) e Defesa Social; entre outras ações.
Aniversário
O evento será realizado na festa de aniversário de 11 anos do Hospital Municipal do Idoso, pioneiro no atendimento a pacientes com mais de 60 anos, que realizou mais de 7 mil internamentos em 2022, com taxa de ocupação na UTI de 95%. O hospital ainda atendeu a mais de 2 mil casos de urgência no ano passado.
Administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), o hospital tem 657 funcionários, entre médicos (92), enfermeiros (85), técnicos de enfermagem (322) e equipe multiprofissional (44).
Aviso de pauta: certificação do programa Cidades Amigas das Pessoas Idosas e 11° aniversário do Hospital Municipal do Idoso
Data: 31/3 (sexta-feira)
Horário: 11h
Local: Rua Lothario Boutin, 90 - Pinheirinho