Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Resolução de conflitos

Curitiba recebe atividades da Semana Nacional da Conciliação

Começam na próxima segunda-feira (30/11) as atividades da Semana Nacional da Conciliação 2020, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Curitiba, a campanha é coordenada pela 2ª vice-presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), responsável por organizar as inscrições e levantamento dos dados.

Neste ano, os conflitos serão solucionados até o dia 4 de dezembro totalmente on-line em razão da pandemia do novo coronavírus. Será transmitida também pela internet a abertura da semana em Curitiba, com a participação do prefeito Rafael Greca, no canal do YouTube da 2ª vice-presidência do TJPR, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=D2_J8VA6lMM.

A Prefeitura apoia a iniciativa e, em anos anteriores, cedeu espaços das Ruas da Cidadania para realização das audiências.

“Quando aproximamos a justiça do povo, tornamos a sociedade melhor”, disse o prefeito Rafael Greca na solenidade de abertura da semana no ano passado, no Palácio 29 de Março.

Em sua fala, o prefeito relembrou, ainda, parcerias do município em ações voltadas para a cidadania propostas pela justiça, como os mutirões de atendimento e os casamentos coletivos promovidos pela desembargadora Joeci Camargo, do TJPR.

Como funciona

Durante a semana, os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Os cidadãos e as instituições interessadas já fizeram suas inscrições para as audiências.

Poderão ser solucionados conflitos relacionados a pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio.

De acordo com um levantamento realizado pelo CNJ, em 2018 a Semana Nacional da Conciliação promoveu cerca de de seis mil audiências em todo o Paraná.