Agricultores da Grande Curitiba que fornecem hortifrútis para o programa Câmbio Verde da Prefeitura vão passar a fazer a entrega de seus produtos ao município no complexo atacadista das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), no Tatuquara. Nesta segunda-feira (20/12), foi assinado o termo de permissão para que a Prefeitura utilize gratuitamente três boxes do Ceasa.
O Programa Câmbio Verde da Prefeitura é uma parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente (SMMA) e Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
O termo é resultado de uma articulação do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole) e foi assinado pelo prefeito Rafael Greca, pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel (que preside o Pró-Metrópole), pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, pelo secretário municipal Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional), pelo representante da secretaria do Meio Ambiente, Edelson Marques dos Reis e pelo presidente da Ceasa-PR, Eder Eduardo Bublitz.
“Esta parceria de Curitiba com o governo do estado e o Ceasa vai garantir que os pequenos produtores possam escoar suas safras, beneficiando diretamente 400 agricultores familiares, e que o Câmbio Verde receba mais rapidamente os hortifrútis que serão entregues às famílias carentes atendidas pelo programa”, destaca o prefeito Rafael Greca.
Em junho deste ano, também por meio de uma articulação do Pró-Metrópole, Curitiba lançou um edital de chamamento para que agricultores familiares da Grande Curitiba pudessem vender seus produtos para o Câmbio Verde. Atualmente, três cooperativas da Região Metropolitana começaram a fornecer hortifrútis para o programa municipal: Cooperativa Agrícola Familiar de Colombo (Cooacol), Cooperativa dos Produtores Familiares do Vale (Provale) e a Cooperativa de Produtores de Hortifrutigranjeiros de São José Dos Pinhais (Coophort).
O secretário Luiz Gusi salientou que a participação das cooperativas nesse novo momento do Programa Câmbio Verde, vem ao encontro dos objetivos do Programa de Desenvolvimento Agro alimentar Metropolitano (PRODAM), promovendo a valorização do produto regional e o circuito curto de comercialização.
“São diversas ações que estão sendo estruturadas com as organizações de produtores para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na região. É uma parceria em que ganha o morador do campo e o cidadão curitibano e metropolitano, com a melhoria da qualidade de vida e da segurança alimentar”, disse o secretário.
De acordo com Marilza Dias, secretária municipal do Meio Ambiente, órgão responsável pela operacionalização do Câmbio Verde, o programa municipal está presente em 103 pontos de troca na cidade, onde qualquer cidadão, sem necessidade de cadastro, pode efetuar a troca de materiais recicláveis como papel, papelão, vidro, metais e até óleo doméstico já utilizado, por frutas e hortaliças.
“Por mês são cerca de 290 toneladas de recicláveis e 3,5 mil litros de óleo que deixam de ser descartados de forma incorreta e viram alimento na mesa dos cidadãos curitibanos”, contou ela.
Prêmio da Fazenda Urbana
Na mesma ocasião, o prefeito Rafael Greca recebeu o troféu do prêmio Design for a Better World Award (DFBW Award) conquistado pela Fazenda Urbana de Curitiba. A cerimônia de premiação, em evento on-line, ocorreu no dia 30 de novembro. O prêmio é inédito no país, e foi lançada pelo Centro Brasil Design (CBD) para valorizar iniciativas que impactam de forma positiva a sociedade em busca de um mundo melhor e que são direcionadas para o bem-estar da população indo além do universo usual do design.
O Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da capital, também foi premiado no DFBW Award, e recebeu o troféu pela contribuição com iniciativas relacionadas ao design e à criatividade que impactam o maior número de pessoas.
O prêmio teve inscritos de todo o país e, entre os finalistas, 15 foram contemplados com troféus em áreas como design, comunicação, arquitetura e construção, cidades e maker kids. Os vencedores foram anunciados em cerimônia transmitida pela internet.