Com uma delegação formada por cerca de 200 pessoas, entre atletas, técnicos e equipe de apoio, Curitiba participa da 2ª etapa dos 13º Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), que acontece de 15 a 18 de maio, em Foz do Iguaçu. Os paratletas da capital vão competir em sete modalidades buscando o 13º título consecutivo da competição, após liderarem a primeira fase com ampla vantagem sobre os demais municípios.
Curitiba será representada nas modalidades: atletismo paradesportivo, bocha paralímpica, paracanoagem, handebol DI (para atletas com deficiência intelectual), handebol em cadeira de rodas masculino e feminino, natação paradesportiva e parataekwondo.
Curitiba é destaque nos Parajaps desde sua criação e segue invicta como campeã geral em todas as edições. Na primeira etapa de 2024, a capital conquistou 349 pontos, 120 a mais que o segundo colocado, Maringá.
Os atletas embarcam a partir desta quarta-feira (14/5) do Centro de Referência em Esporte e Atividade Física (Creaf), com transporte adaptado e apoio da equipe da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smel).
A expectativa é repetir o excelente desempenho da primeira fase, mas, acima de tudo, proporcionar uma experiência esportiva enriquecedora para todos os envolvidos. Além da busca por resultados, os Jogos Paradesportivos são também um espaço de convivência, superação e inclusão social por meio do esporte. Segundo o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, a participação curitibana reforça o compromisso da cidade com o paradesporto.
“Curitiba se orgulha de seus paratletas e do trabalho contínuo de inclusão e valorização da pessoa com deficiência por meio do esporte. A delegação que vai a Foz do Iguaçu é resultado de uma política pública séria, comprometida e transformadora”, destacou o secretário.