A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (SMIR), deu início nesta terça-feira (16/9) ao Plano de Ação de Gênero, com um seminário voltado a servidores da Guarda Municipal que atuam na região do Caximba e Tatuquara. O encontro aconteceu no Parque Pinhal e marcou o primeiro de uma série de quatro encontros dedicados ao tema.
O seminário com a palestra “Diretos Humanos, Violência de Gênero e Masculinidades, Racismo e LGBTfobia, sob a ótica de gênero” aborda questões fundamentais para a construção de uma cidade mais justa e inclusiva, com debates sobre masculinidades, política das diversidades, racismo e direitos humanos. A iniciativa busca fortalecer a igualdade e equidade de gênero, cor/raça e diversidade sexual nas ações desenvolvidas pela administração municipal, além de qualificar tecnicamente as equipes para a promoção desses valores dentro do Plano de Gestão de Riscos e Crises (PGRC).
A palestra é realizada por Maicon da Silva Pereira, psicólogo (SMIR); Débora Marinho Novick, psicóloga (SMIR); Cristina Silveira de Oliveira, pedagoga/gestora de projetos (SMIR) e Marcos Aurélio de Araújo, guarda municipal.
“O Plano de Ação de Gênero reafirma o compromisso da Prefeitura com a formação e sensibilização de seus servidores em temas que são essenciais para a redução das desigualdades e para a promoção dos direitos humanos”, destaca Marli Teixeira Leite, secretária municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial.
A ação também reforça a adesão de Curitiba a diretrizes internacionais que colocam a equidade de gênero e a diversidade como pilares estratégicos para o desenvolvimento social.
Próximos encontros
Além do primeiro encontro realizado nesta terça-feira, outras três turmas participarão do seminário nas seguintes datas:
- 18/9/2025
- 23/9/2025
- 25/9/2025
Todos os encontros têm como público-alvo a população em geral, com foco na formação de servidores municipais para que sejam multiplicadores de conhecimento e práticas que promovam a igualdade na cidade.