Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Saúde dos curitibinhas

Curitiba ganha novo pronto atendimento infantil com 100 leitos

Prefeito Rafael Greca, e a secretária da Saúde, Márcia Huçulak, na inauguração da nova Unidade Pediátrica do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. Curitiba, 14/06/2019. Foto: Daniel Castellano/SMCS

O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, participaram nesta sexta-feira (14/6) da inauguração da nova ala destinada exclusivamente para crianças no Hospital Evangélico Mackenzie, com 100 leitos, dos quais dez são de UTI.

“Abrem-se as portas do Hospital Evangélico Mackenzie para uma perspectiva nova de ser outro endereço da pediatria em Curitiba, para apoiar a grande demanda que solicita o centenário Hospital Pequeno Príncipe. Sejam abençoadas essas paredes, para que não se fechem essas portas", disse Greca.

"Fortalecem-se os ânimos dos profissionais de saúde e animem-se os pais e mães, para que não se perca a vida de nenhum curitibinha por falta de assistência”, complementou o prefeito.

Para o diretor de Desenvolvimento Humano e Infraestrutura do Instituto Presbiteriano Mackenzie, José Francisco Hintze Júnior, a nova ala vai cuidar das vidas mais importantes. "São as vidas das crianças”, disse ele.

O diretor de Saúde do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Luiz Roberto Martins Rocha, ressaltou que a nova ala atende uma solicitação da secretária municipal da Saúde e do prefeito. "O Mackenzie não poderia deixar de contribuir com a população de Curitiba, com assistência de saúde de qualidade”, afirmou.

Por mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba repassa em média cerca de R$ 11 milhões ao hospital para custear os atendimentos realizados pelo SUS.  

Começa na segunda-feira

O atendimento para a população na nova ala pediátrica vai começar na segunda-feira (17/6). O hospital, porém, não é porta aberta: o atendimento não é por procura direta, mas, sim, por meio de encaminhamentos realizados pelas UPAs.

De acordo com a secretária Márcia Huçulak, a nova ala pediátrica traz mais eficiência para o sistema de saúde de Curitiba. “Os novos leitos são retaguarda para os nossos pacientes que são atendidos nas UPAs e precisam, depois de ter o quadro de saúde estabilizado, serem transferidos para leitos hospitalares”, explica Márcia. 

Servidores beneficiados

Durante a cerimônia, o prefeito também assinou um convênio com o Mackenzie e o Instituto Curitiba Saúde (ICS), garantindo que os servidores municipais possam também receber atendimento no Hospital Evangélico Mackenzie. 

Presenças

Participaram da cerimônia a primeira-dama, Margarita Sansone; o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o presidente da Fundação de Ação Social, Thiago Ferro; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Dora Pizzatto; o deputado federal Pedro Lupion, e os vereadores Edson do Parolin, Pier Petruzziello, Mauro Ignácio, Noêmia Rocha e Professor Gilberto.  

Também compareceram o secretário executivo do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Juarez Marcondes Filho; o diretor-geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Rogério Donato Kampa; o diretor técnico do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Gilberto Pascolat; e o pastor da capelaria do hospital, Hilário Batista.