Curitiba foi destacada pela Associação para Investimento de Capital Privado na América Latina (LAVCA) como um Emerging Tech Hub, ou seja, um dos polos emergentes de inovação na região que, fora dos cinco principais ecossistemas (São Paulo, Cidade do México, Santiago, Bogotá e Buenos Aires), já reúne um número relevante de startups financiadas por venture capital (quando uma grande empresa investem em uma startup) desde 2019.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, o reconhecimento mostra que a cidade vem se consolidando como hub de investimentos e geração de startups, ganhando espaço no mapa regional e internacional.
“Ver Curitiba mais uma vez em um dos mais importantes levantamentos sobre ambientes para startups do mundo me dá muita alegria porque mostra que nossa cidade ganha projeção no exterior, trazendo mais gente interessada em compor o ecossistema de inovação curitibano, contribuindo cada vez mais para a transformação social que queremos para a nossa cidade”, afirmou.
O relatório também reconhece a Westwood Capital, que integra o Pinhão Hub, o hub de inovação da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, entre os investidores mais ativos da região. O documento ainda destaca a Quintal Ventures como um dos Corporate Venture Capitals mais presentes no ecossistema.
Os dados , de acordo com o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão reforçam a relevância das gestoras e veículos ligados ao Brasil na dinâmica de investimento em startups, combinando capital, governança e conexão estratégica com grandes grupos empresariais.
“Somos uma cidade já premiada e reconhecida como inovadora, conectada, inteligente, ou seja, uma smart city. Este levantamento confirma que Curitiba não é só um ótimo ambiente emergente para as startups, mas ainda tem muito a ofertar”, destacou o presidente.
Em evidência
A duas empresas citadas no relatório estão no Pinhão Hub que hoje reúne as principais iniciativas de empreendedorismo e inovação de Curitiba, sendo um dos principais hubs do Brasil. Hoje é ponto de encontro, troca de conhecimentos e negócios que reúne startups, investidores, representantes de aceleradoras, empreendedores e acadêmicos.
Westwood Capital é uma gestora de investimentos que atua em parceria com investidores e grupos empresariais, como Quintal Ventures (Grupo RIC), Moni Capital (Grupo ND) e Valora Ventures, operando como co-gestora desses veículos. Seu papel é conduzir todo o ciclo de investimento em startups: identificação e análise de oportunidades, aporte de capital, governança, acompanhamento estratégico e desinvestimento.
A Quintal Ventures é o braço de Corporate Venture Capital do Grupo RIC, criado para investir em startups que tenham potencial de sinergia com os negócios do grupo e de gerar impacto no mercado. A operação da Quintal é apoiada pela Westwood Capital, que atua como gestora parceira na execução da tese de investimento.
Para Georges Kalache Netto, sócio da Westwood Capital, esse protagonismo ajuda a dar maior visibilidade junto a empreendedores que buscam investidores ativos e estratégicos. Além disso, acelera startups investidas, que passam a contar com sócios reconhecidos e conectados a grandes grupos empresariais.
“Ser reconhecidos entre os investidores mais ativos do país reforça nossa missão de impulsionar startups promissoras, unindo inovação e capital para gerar valor para empreendedores, sociedade e nossos investidores”, afirmou Georges.