Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Curitiba participa, desde segunda (1/6) até esta quarta-feira (3/6), da Academia da Cidade GPSC (Plataforma Global para Cidades Sustentáveis), sobre Infraestrutura Urbana Verde e Turismo de Natureza Urbana. O evento está acontecendo em Samarcanda, no Uzbequistão (Ásia Central). Curitiba foi convidada como cidade referência internacional para apresentar sua experiência em infraestrutura verde, planejamento urbano integrado e governança climática, com destaque para a integração entre planejamento territorial, adaptação climática e soluções baseadas na natureza.
Na segunda-feira (1/6), o diretor de Mudanças Climáticas, Felipe Maia Ehmke, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, fez a apresentação da capital paranaense mostrando a evolução histórica das políticas ambientais e climáticas, desde o Plano Diretor até a revisão do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), que está em andamento, e a nova Lei Municipal de Mudanças Climáticas, aprovada em dezembro de 2025.
A programação do evento reúne representantes de governos nacionais, cidades e organismos internacionais de diversos países, incluindo China, França, Singapura, África do Sul, Quênia, Sérvia, Indonésia e Marrocos, além de instituições como C40 Cities, ICLEI, World Resources Institute (WRI), Banco Mundial, Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o Global Environment Facility (GEF).
Curitiba integra a sessão técnica dedicada à abordagem em rede da infraestrutura verde, ao lado da cidade de Guangzhou (China), apresentando casos práticos relacionados à integração entre parques, drenagem urbana, restauração ecológica, mobilidade ativa e adaptação climática.
“Falamos sobre as obras do Bairro Novo do Caximba, reconhecido como exemplo de integração entre habitação, infraestrutura resiliente, restauração ecológica e controle de cheias. O projeto demonstra como soluções urbanas integradas podem ampliar a resiliência climática e promover inclusão social em áreas vulneráveis”, explicou Ehmke.
A participação de Curitiba no evento também reforça o posicionamento da cidade dentro das discussões globais sobre cidades resilientes, infraestrutura verde e desenvolvimento urbano sustentável, ampliando oportunidades futuras de cooperação técnica, articulação institucional e acesso a programas e mecanismos internacionais de financiamento.
Bairro Novo do Caximba
Maior projeto socioambiental da história da capital paranaense, o Bairro Novo do Caximba beneficia diretamente mais de 2 mil famílias com programa de habitação, regularização fundiária, infraestrutura urbana e a instalação de um parque linear que protegerá a Área de Preservação Ambiental no encontro das bacias dos rios Barigui e Iguaçu, no extremo-sul de Curitiba.
A execução do programa é de responsabilidade da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), enquanto a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) responde pela fiscalização das obras. A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) atua no cadastramento das famílias residentes na região e na condução dos processos de regularização fundiária.
Banco Mundial
O evento no Uzbequistão, que segue até quarta-feira (3/6), integra a agenda da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis (GPSC), iniciativa liderada pelo Banco Mundial que conecta cidades, governos, organismos multilaterais e instituições internacionais para acelerar soluções urbanas sustentáveis voltadas à ação climática, biodiversidade, resiliência urbana, infraestrutura verde e desenvolvimento econômico sustentável.
Desde 2016, o programa já apoiou mais de 100 cidades em 33 países na implementação de soluções integradas de sustentabilidade urbana com benefícios ambientais globais. O modelo defendido pela plataforma busca integrar planejamento territorial, infraestrutura, natureza, clima, desenvolvimento econômico e inclusão social em estratégias urbanas sistêmicas.