A delegação de Curitiba encerrou a participação nos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) neste domingo (19/10), em Pato Branco, como campeã-geral, somando 365 pontos. Maringá, com 318 pontos, e Londrina, com 299, fecharam o pódio desta edição.
Além do título geral, Curitiba também alcançou o primeiro lugar no quesito Disciplina, que avalia critérios como pontuação em justiça desportiva, menor média de citações em tribunais esportivos e desempenho em participação, ética e fair play.
Ouro, prata e bronze
Os curitibanos conquistaram medalhas de ouro no xadrez feminino, na ginástica rítmica, no basquete masculino, handebol masculino, natação masculino, rugby masculino e feminino e no voleibol masculino.
A delegação ficou ainda ficou com a medalha de prata no tênis, nas duas categorias disputadas, e na natação feminino. Já medalha de bronze foi conquistada no basquete feminino, badminton masculino, futsal masculino e no vôlei de praia masculino e
A disputa
Em 2025, os Jojups reuniram 307 municípios com 867 equipes inscritas. No total, 16,7 mil pessoas participam do evento, a maior edição de toda a história dos jogos.
Os Jogos da Juventude do Paraná são voltados a estudantes de 14 a 17 anos das redes pública e privada de ensino, com o objetivo de incentivar a prática esportiva escolar e contribuir para o desenvolvimento físico, emocional e social dos jovens.